Início » INFOGRÁFICO: Quem é quem no encontro entre Lula e Trump

INFOGRÁFICO: Quem é quem no encontro entre Lula e Trump

por Redação


Veja autoridades que participaram do encontro Brasil e Estados Unidos
Foto: Reuters e Arte/g1
Os presidentes Lula (PT), do Brasil, e Donald Trump, dos Estados Unidos, se encontraram na tarde deste domingo (26), madrugada no horário de Brasília, em Kuala Lumpur, na Malásia. Os presidentes trataram da taxação de 50% a produtos brasileiros e outros temas, como sanções a autoridades.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Além dos dois presidentes, participaram outros integrantes dos governos brasileiro e americano. Veja abaixo:
Lado do Brasil (da esquerda para a direita):
Lula, presidente do Brasil;
Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores;
Márcio Elias Rosa, secretário-executivo do Ministério de Indústria, Desenvolvimento e Comércio;
e Audo Araújo Faleiro, assessor-chefe adjunto da Assessoria Especial do Presidente da República do Brasil — subordinado a Celso Amorim.
Lado dos Estados Unidos (da esquerda para a direita):
Jamieson Greer, enviado comercial;
Scott Bessent, secretário do Tesouro americano;
Marco Rubio, secretário de Estado;
e Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.
O encontro durou cerca de 45 minutos e é o primeiro entre os dois desde uma rápida conversa durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro, e ocorre na esteira da imposição de tarifas de 50% sobre a exportação de produtos brasileiros para os EUA e de sanções a autoridades brasileiras em razão do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras”, afirmou Lula após o encontro.
Lula: Temos interesse em relação extraordinária com EUA
LEIA TAMBÉM:
Lula diz que teve ‘ótima reunião’ com Trump que acordo começa a ser negociado ‘imediatamente’
Não há motivo para desavença entre Brasil e EUA, diz Lula
Trump quer vir ao Brasil e Lula, ir aos EUA, diz chanceler brasileiro após encontro
VÍDEO: antes de reunião fechada, presidentes deram entrevista em tom cordial
Bolsonaro foi citado ‘lateralmente’ e não foi tema central, diz chanceler
Ao lado de Lula, Trump sinalizou chance de acordo
Na primeira parte do encontro, Lula e Trump falaram com os jornalistas por cerca de 10 minutos. Trump disse ser uma honra estar com o presidente do Brasil e que provavelmente eles fariam “alguns bons acordos”.
“Nós vamos discutir [tarifas] um pouco. Nós sabemos que nós nos conhecemos. Nós sabemos o que cada um quer”, disse Trump.
Perguntado sobre Jair Bolsonaro, o presidente norte-americano disse que “se sente mal” pelo que o ex- passou brasileiro, mas não respondeu se o assunto iria ser discutido no encontro.
Lula, por sua vez, disse que tinha uma pauta extensa para discutir com Trump e que não havia motivos para desavença entre EUA e Brasil.
“Não há nenhuma razão para que haja qualquer desavença entre Brasil e Estados Unidos”, disse Lula.
Trump e Lula combinaram visitas recíprocas, diz chanceler
Após a reunião, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, disse que a reunião “foi muito positiva” e que os dois países concordaram em negociar o tarifaço imposto ao Brasil.
Segundo Vieira, Trump disse que daria instruções à sua equipe para iniciar um processo de negociação bilateral ainda neste domingo.
“A reunião foi muito positiva e esperamos em pouco tempo agora concluir uma negociação bilateral que trata de cada um dos setores da atual tributação americana ao Brasil”, disse Vieira. “Trump declarou que dará instruções à sua equipe para começar um processo de negociação bilateral, que deve se iniciar hoje ainda – já que é para tudo ser resolvido em pouco tempo.”
A expectativa do governo brasileiro é que, durante a negociação, as tarifas venham a ser suspensas, segundo Vieira. O chanceler brasileiro disse ainda que Lula e Trump combinaram visitas recíprocas.
Os presidentes dos EUA, Donald Trump, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acompanhados de seus representantes antes de reunião em Kuala Lumpur.
Evelyn Hockstein/Reuters

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®