12 julho , 2025
Início » Governo estuda retaliação após Trump anunciar tarifa de 50% ao Brasil

Governo estuda retaliação após Trump anunciar tarifa de 50% ao Brasil

por Redação
governo-estuda-retaliacao-apos-trump-anunciar-tarifa-de-50%-ao-brasil


“Vamos criar um grupo de trabalho”, diz Rui Costa, ministro da Casa Civil. Análises vão correr em paralelo às negociações diplomáticas. Presidente norte-americano anunciou a taxação sobre os produtos brasileiros quarta-feira (9), citando julgamento de Bolsonaro como motivação. Taxa de Trump ao Brasil não é decisão econômica, e sim política, diz economista
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), disse que o governo vai criar um grupo de trabalho para estudar eventual retaliação à tarifa de 50% sobre as exportações do Brasil para os Estados Unidos anunciadas por Donald Trump na quarta-feira (9).
“Vamos criar um grupo de trabalho”, afirmou o ministro.
Segundo Costa, esse grupo também vai ficar responsável por estudar novos mercados – uma forma de compensar ao menos parte das perdas da tarifa, se ela for mantida. Os canais diplomáticos também continuarão abertos e o governo brasileiro vai negociar até o dia 1º de agosto.
Leia também
Entenda a lei da reciprocidade, citada por Lula
Tarcísio, Zema, Caiado, Jerônimo: o que disseram os governadores
Tarifa de 50%: Brasil enfrenta a maior taxa entre países notificados por Trump; veja lista
Agro e indústria dizem que sobretaxas de Trump são injustas e ameaçam empregos
A tarifa de 50% sobre exportações brasileiras foi anunciada por Trump na quarta-feira (9) em uma carta pública enviada ao presidente Lula (PT).
No documento, o presidente norte-americano afirma que a tarifa será aplicada sobre “todas e quaisquer exportações brasileiras enviadas para os EUA”, independentemente de tarifas setoriais já existentes. Produtos como aço e alumínio, por exemplo, já enfrentam barreiras semelhantes, impactando a indústria siderúrgica brasileira.
Trump citou julgamento de Bolsonaro ao anunciar tarifa sobre o Brasil
Ao justificar tarifa sobre os produtos brasileiros, Trump citou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e disse ser “uma vergonha internacional” o julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF), chamando o processo de uma “caça às bruxas”. (leia a carta na íntegra)
O republicano ainda mencionou, sem provas, ataques do Brasil à liberdade de expressão e a empresas de tecnologia americanas. Ele se referiu, especificamente, a decisões do STF, que segundo ele teria emitido ordens de censura a plataformas de mídia social dos EUA.
Trump alegou injustiça na relação comercial com o Brasil, mas dados do governo indicam que, desde 2009, o país importa mais dos EUA do que exporta, acumulando prejuízo na balança comercial.
Itamaraty considerou anúncio ‘ofensivo’, e Lula prometeu reciprocidade
Em reação, Lula declarou que o Brasil “não aceitará ser tutelado por ninguém” e que a tarifa de Trump será respondida com base na Lei da Reciprocidade Econômica.
A lei permite que o governo brasileiro adote medidas de retaliação contra países ou blocos econômicos que apliquem barreiras comerciais, legais ou políticas contra o Brasil. As respostas podem ser:
Sobretaxas na importação de bens e serviços
Suspensão de acordos ou obrigações comerciais
Em casos excepcionais, suspensão de direitos de propriedade intelectual, como o pagamento de royalties ou o reconhecimento de patentes.
Lula reiterou que o julgamento dos envolvidos na tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023 é de competência exclusiva da Justiça brasileira.
O Itamaraty, por sua vez, devolveu a carta à embaixada dos EUA, em um gesto simbólico de protesto. Segundo fontes ouvidas pelo blog da Julia Duailibi, a embaixadora Maria Luisa Escorel considerou o teor do documento “ofensivo” e “inaceitável”.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®