Início » Gás do Povo: o que é, como vai funcionar e quem terá acesso?

Gás do Povo: o que é, como vai funcionar e quem terá acesso?

por Redação
gas-do-povo:-o-que-e,-como-vai-funcionar-e-quem-tera-acesso?

A medida amplia o atual Auxílio Gás, hoje voltado a 5,4 milhões de famílias, e deve beneficiar 15,5 milhões de lares. A ideia do governo é que o programa comece a operar em novembro.

Quem terá direito

O programa é voltado a famílias inscritas no Cadastro Único, com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Segundo o ministro Alexandre Silveira, o benefício vai representar uma economia de mais de 10% do salário mínimo para os contemplados.

“O Gás do Povo é um programa de proteção social, que dá dignidade e mais dinheiro no bolso de quem mais precisa”, afirmou Silveira em entrevista ao programa Voz do Brasil.

Gás do Povo: novo programa do governo federal deve beneficiar 15,5 milhões de famílias. — Foto: Divulgação/ANP

De acordo com o governo, os beneficiários poderão retirar o botijão gratuitamente em 58 mil postos de revenda credenciados em todo o país. Os locais terão identificação com a placa “Aqui tem Gás do Povo”.

Para ter acesso, será preciso apresentar:

  • cartão do Bolsa Família;
  • cartão da Caixa Econômica Federal;
  • vale retirado em casas lotéricas;
  • ou o aplicativo da Caixa.

O governo também estuda retomar a distribuição por “gaiolas” em postos de combustíveis, para facilitar a retirada do botijão em áreas mais afastadas.

Diferença para o Auxílio Gás

Atualmente, o Auxílio Gás transfere um valor em dinheiro para ajudar na compra do botijão. No novo modelo, os beneficiários receberão vouchers ou créditos específicos, que só poderão ser usados para a retirada do gás, reduzindo o risco de desvio da verba.

O programa será enviado ao Congresso por meio de Medida Provisória. O lançamento será no Aglomerado da Serra, maior favela de Belo Horizonte. Participam também o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), cuja pasta é responsável pelo desenho do programa. O custo previsto aos cofres públicos é de R$ 5 bilhões em 2026.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®