Início » Expedição gastronômica ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu vai destacar sabores e tradições do Norte de Minas

Expedição gastronômica ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu vai destacar sabores e tradições do Norte de Minas

por Redação
expedicao-gastronomica-ao-parque-nacional-cavernas-do-peruacu-vai-destacar-sabores-e-tradicoes-do-norte-de-minas


Imagem do interior de caverna do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
Reprodução/TV Globo
O Sebrae Minas e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) realizam entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro uma expedição gastronômica nos municípios de Januária e Itacarambi, localizados no território do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Seis renomados chefs de cozinha de Minas Gerais e do Rio de Janeiro participam da imersão.
Segundo o Sebrae, o objetivo da expedição é divulgar a cultura alimentar local, a história, os ingredientes e as pessoas que constroem a identidade da gastronomia regional. Além da imersão gastronômica, a programação inclui atividades na Praia do Rio São Francisco e visita ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. (Leia abaixo mais informações sobre o parque)
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Os chefs convidados vão visitar pequenos produtores de cachaça, polpas, doces e geleias feitos com frutos típicos da região, como umbu, coquinho azedo e maracujá do mato, além de empreendedores familiares de cozinhas tradicionais e comunidades que expressam o sabor característico da região.
A expedição integra os programas Prepara Gastronomia, que impulsiona pequenos negócios do setor de alimentação por meio de capacitações e conexões com os territórios, e Check-in Turismo, que valoriza destinos turísticos mineiros com foco na autenticidade e na identidade cultural.
Os seis chefs que participam da ação são: Maria Clara Magalhães, Flavio Trombino,João Diamante, Fabi Rodrigues, Lara Calazans e Lucas Amadeu.
Patrimônio Mundial Natural da Humanidade
Imagem aérea do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
Reprodução/TV Globo
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no Norte de Minas Gerais, foi reconhecido como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A decisão foi anunciada durante a 47ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Paris, na França, em julho deste ano, conforme mostrou o g1.
O parque abriga mais de 250 cavernas, algumas gigantescas, com mais de 100 metros de altura. No local, pesquisadores já encontraram pinturas rupestres de quase 12 mil anos e cânions de até 200 metros de profundidade.
Unesco reconhece Parque Cavernas do Peruaçu, em MG, como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade
A unidade de conservação é considerada um dos mais importantes sítios naturais e arqueológicos do país, com mais de 56 mil hectares e 500 formações geológicas catalogadas. A região abriga ecossistemas do Cerrado, da Caatinga e da Mata Atlântica, além de comunidades tradicionais e indígenas, como o povo Xacriabá.
Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG) ganha versão virtual
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®