
É #FAKE que a pergunta ‘como matar uma mulher sem deixar rastros’ foi pesquisada 163 milhões de vezes no Google em 2025
Reprodução
Circulam nas redes sociais posts alegando que a pergunta “como matar uma mulher sem deixar rastros?” foi pesquisada 163 milhões de vezes no Google em 2025. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como são os posts?
Publicados no Instagram e no Threads nesta quinta-feira (5), eles exibem uma imagem com fundo vermelho e um texto em branco que diz: “O dado do dia: A pergunta ‘como matar uma mulher sem deixar rastros’ foi pesquisada 163 milhões de vezes no Google em 2025″.
Na parte inferior, a publicação indica:”Fonte: Dados do Anuário de Segurança Pública de 2025”.
Mas isso não é verdade. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025 não menciona qualquer pesquisa como essa (leia mais abaixo). Ao Fato ou Fake, a assessoria de imprensa do Google afirmou que os números citados não se baseiam em dados da empresa.
O número de feminicídios bateu recorde no Brasil em 2025: foram 1.470 casos de janeiro a dezembro, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O número supera os 1.464 registros de 2024, a maior marca até então, e ainda deve crescer mais com os dados de dezembro do estado de São Paulo, que ainda não foram atualizados na base do governo federal.
⚠️ Por que isso é mentira?
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025, publicado em julho do ano passado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), não menciona os números citados nos posts falsos. Procurada pelo Fato ou Fake, a assessoria de imprensa do FBSP esclareceu que o documento não produziu dados baseados em pesquisas do Google e enviou uma nota publicada nesta sexta-feira (6) no Instagram da organização:
“O FBSP esclarece que não produziu dados sobre violência contra a mulher a partir de análise do Google para o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O Anuário traz dados oficiais sobre ocorrências criminais de violência contra a mulher e crimes em geral, que podem ser acessados diretamente pelo nosso site”.
O texto também diz: “A violência contra mulher é um tema grave, que exige responsabilidade, precisão e compromisso com a informação qualificada. A circulação de dados incorretos ou atribuídos indevidamente pode gerar desinformação e enfraquecer o debate público sobre um problema que precisa ser enfrentado com seriedade”.
Além disso, o anuário apresenta análises a partir de dados nacionais de 2024. Dessa maneira, não poderia conter informações coletadas em 2025.
Em nota enviada ao Fato ou Fake por e-mail, a assessoria de imprensa do Google também desmentiu a alegação: “As publicações que atribuem dados de buscas relativas à violência de gênero não se baseiam em dados do Google”.
É #FAKE que a pergunta ‘como matar uma mulher sem deixar rastros’ foi pesquisada 163 milhões de vezes no Google em 2025
Reprodução
Veja também
Vídeo de capivara pegando “carona” em cima de tatu foi feito com IA
É #FAKE vídeo de capivara pegando ‘carona’ em cima de tatu
VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®