Início » Discurso de Lula na ONU: veja para que hora está marcado e como assistir

Discurso de Lula na ONU: veja para que hora está marcado e como assistir

por Redação


Lula está em NY para primeira viagem aos EUA após tarifaço
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abre, nesta terça-feira (23), o debate geral da 80ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. O discurso está marcado para 10h (horário de Brasília) — 9h no horário local.
🔴 Como assistir:
Cobertura ao vivo no g1.
Canais oficiais da ONU no YouTube e no site.
Canal do presidente Lula no YouTube.
Lula vai manter a tradição de o Brasil abrir o debate da ONU, seguido por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, país anfitrião do evento.
Há expectativa de que Lula e Trump se cruzem nos corredores da sede das Nações Unidas — e de que cada um acompanhe o discurso do outro.
O discurso de Lula deve servir de contraponto às posições de Trump. Os dois líderes trocaram críticas nos últimos meses: Lula acusa o norte-americano de tentar interferir na soberania brasileira, enquanto Trump fala em uma “caça às bruxas” ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Primeira viagem aos EUA após o tarifaço
Esta é a primeira viagem de Lula aos Estados Unidos desde a posse de Donald Trump, em janeiro.
O encontro ocorre no pior momento das relações bilaterais em décadas, depois do tarifaço de 50% imposto pelo governo americano a produtos brasileiros e de novas sanções a autoridades ligadas ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Trump tentou interferir no julgamento do ex-presidente Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de pena pelo STF por tentativa de golpe.
Na segunda-feira (22), Trump anunciou a revogação do visto do advogado-geral da União, Jorge Messias, e a sanção financeira contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do STF Alexandre de Moraes, com a lei Magnitsky. O próprio Moraes já havia sido alvo de sanções em julho.
O que esperar do discurso de Lula
Segundo auxiliares, o texto preparado por Lula vai abordar:
defesa da soberania nacional;
democracia e multilateralismo;
críticas ao protecionismo e às taxações comerciais;
proposta de reforma da ONU;
compromissos da COP30 e preservação ambiental;
conflitos na Faixa de Gaza e na Ucrânia.
👉🏽 A ideia é marcar posição como contraponto às teses de Trump, reforçando a imagem de Lula como antagonista no cenário internacional, ainda que o nome do presidente americano não seja citado diretamente.
Membros da Assembleia Geral das Nações Unidas votam sobre a questão da Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados, na sede da ONU em Nova York, EUA, em 12 de setembro de 2025.
Reuters/ Eduardo Munoz

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®