Índice
Desconto social na conta de luz para famílias de baixa renda passa a valer nesta quinta
Tem direito ao benefício famílias com renda mensal entre meio e um salário-mínimo por pessoa com consumo mensal de até 120 kWh. Desconto varia entre 9% e 18% da conta.

Começa a valer novo desconto na conta de luz para famílias de baixa renda
Começa a valer nesta quinta-feira (1º) um novo desconto na conta de luz para famílias de baixa renda. O chamado “desconto social” vale para beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal entre meio e um salário-mínimo por pessoa e que tenham consumo mensal de até 120 kWh.
A estimativa do governo é que quatro milhões de famílias sejam beneficiadas com a medida.
O valor do desconto varia entre 9% e 18% da conta, a depender da região do país. O benefício deve aparecer automaticamente na conta de luz para quem está com o CadÚnico atualizado.
Segundo o governo, as distribuidoras tiveram até a última quarta-feira (31) para identificar as famílias que têm direito e a expectativa é de que as próximas faturas já venham com o valor ajustado.
Tarifa social
Quem tem renda de até meio salário mínimo por pessoa e consumo de no máximo 80 kWh segue com isenção na conta de luz.
Estimativas do governo federal apontam que 17 milhões de famílias estão sendo beneficiadas com a tarifa social, o que significa, na prática, cerca de 60 milhões de pessoas contempladas.
Tem direito a tarifa social:
- Famílias do CadÚnico com renda mensal até meio salário mínimo per capita;
- Pessoas com deficiência ou idosos (65+) no Benefício de Prestação Continuada (BPC) — que também são inscritos no CadÚnico;
- Famílias indígenas e quilombolas do CadÚnico;
- Famílias do CadÚnico atendidas em sistemas isolados por módulo de geração offgrid, isto é, módulos particulares, fora da rede elétrica pública.