12 julho , 2025
Início » Decreto que regulamenta lei que permite resposta a tarifaço de Trump deve sair nos próximos dias, diz Alckmin

Decreto que regulamenta lei que permite resposta a tarifaço de Trump deve sair nos próximos dias, diz Alckmin

por Redação
decreto-que-regulamenta-lei-que-permite-resposta-a-tarifaco-de-trump-deve-sair-nos-proximos-dias,-diz-alckmin


Lei servirá de base para resposta do governo brasileiro a impostos adicionais sobre exportações brasileiras anunciados pelo presidente norte-americano. O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, disse que o decreto que regulamenta a chamada lei da reciprocidade deve ser publicado nos próximos dias.
Lei da Reciprocidade: entenda o texto citado por Lula para responder tarifaço de Trump
Lei da Reciprocidade, que Lula pode usar contra Trump, passou com apoio do agro e resistência do PL; entenda
A Lei da Reciprocidade, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em abril, prevê contramedidas em casos de retaliações comerciais externas. No Congresso e no governo, o texto foi recebido com apoio unânime à época.
A lei permite que o governo brasileiro adote medidas de retaliação contra países ou blocos econômicos que apliquem barreiras comerciais, legais ou políticas contra o Brasil. O decreto vai determinar de que maneira isso pode ser feito.
Em entrevista coletiva, Alckmin voltou a criticar o anúncio da aplicação de tarifas adicionais sobre produtos brasileiros pelo governo americano.
O vice-presidente, Geraldo Alckmin, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (10), no Palácio do Planalto.
Reprodução/TV Globo
“O que eu queria destacar é que, na realidade, o Brasil não é problema para os Estados Unidos, porque os Estados Unidos têm déficit na balança comercial com muitos países do mundo, mas tem superávit com o Brasil, superávit na balança comercial de bens e de serviços. (…) Então, na minha avaliação, é um grande equívoco, um grande equívoco, o que foi feito e que deverá ser corrigido”, disse o vice-presidente.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®