Início » De olho na eleição, Lula vai insistir em tributar mais bets e fintechs para acuar oposição

De olho na eleição, Lula vai insistir em tributar mais bets e fintechs para acuar oposição

por Redação
de-olho-na-eleicao,-lula-vai-insistir-em-tributar-mais-bets-e-fintechs-para-acuar-oposicao


De olho na eleição, o presidente Lula vai insistir no aumento da tributação de bets de 12% para 18% e das fintechs de 9% para 15% ou 20%.
Mesmo sabendo que a oposição deve resistir novamente às duas medidas, Lula já está fazendo o discurso que será usado para desgastar quem se opor às propostas do governo.
O de que o governo quer cobrar imposto de quem tem faturamento bilionário, enquanto o Centrão e o PL querem protegê-los.
Derrota do governo na MP de compensação do IOF impôs desafio
Segundo um assessor, o governo pode até não aprovar, mas vai desgastar os candidatos da direita ao insistir com as medidas.
Esse auxiliar lembra que o Centrão evitou votar as medidas ao retirar a MP 1303 (que aumenta impostos) da pauta, para que ela perdesse a validade.
A estratégia agora é voltar a fazer com que a oposição se coloque contra essas propostas. Por sinal, dentro do governo, foi classificado como um grande erro a decisão de ceder nas negociações da MP 1303 aceitando desistir do aumento da tributação das bets.
Leia também: Câmara impõe derrota ao governo e deixa MP que aumenta tributos perder a validade
Presidente Lula durante cerimônia no Planalto
Ricardo Stuckert/PR
Nesta quinta-feira (10), por sinal, o próprio PT já apresentou um projeto de lei para elevar a tributação sobre as bets.
O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), protocolou um projeto de lei propondo elevar a taxação das bets dos atuais 12% para 24%. O valor arrecadado seria destinado à seguridade social.
“Essa medida é importante, pois o Brasil já conta com mais de 2 milhões de pessoas viciadas em jogo, e os registros de atendimento de pessoas com sintomas de jogo patológico na rede pública aumentaram 300% de 2022 para 2024”, diz Lindbergh.
Além deste objetivo e de arrecadar mais para o governo Lula, o PT quer desgastar o Centrão e o PL, apontados pelos petistas como defensores dos donos de bets.
Essas medidas vão integrar o conjunto de propostas que Lula irá avaliar com seu ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para compensar a perda de validade da MP 1303, que iria garantir cerca de R$ 30 bilhões para os cofres públicos no próximo ano entre aumento de receita e corte de despesas.
O aumento da tributação das bets e das fintechs fazia parte da MP que perdeu a validade nesta quinta-feira, depois de o Centrão e o PL derrotarem o governo e aprovarem a retirada de pauta da medida provisória da sessão de quarta-feira (8).

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®