Início » Cresce o número de paulistanos com hipertensão: 1 a cada 4 com mais de 20 anos têm a doença, aponta pesquisa da USP

Cresce o número de paulistanos com hipertensão: 1 a cada 4 com mais de 20 anos têm a doença, aponta pesquisa da USP

por Redação
cresce-o-numero-de-paulistanos-com-hipertensao:-1-a-cada-4-com-mais-de-20-anos-tem-a-doenca,-aponta-pesquisa-da-usp


Pressão de 12×8 é reclassificada como pré-hipertensão em nova diretriz
O número de paulistanos com hipertensão cresceu: uma a cada quatro pessoas (26,3%) na cidade de São Paulo com mais de 20 anos têm a doença, segundo levantamento divulgado pela Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Em 2003, ano em que foi feita a primeira pesquisa, chamada Inquérito de Saúde no Município de São Paulo (Isa Capital 2024), esse percentual era de 17%.
Segundo o professor da USP Gizelton Pereira Alencar, esse aumento pode também ter relação com mais pessoas terem acesso a diagnóstico.
Não se trata necessariamente de um maior adoecimento, pode ser também a ampliação do acesso ao diagnóstico.
O número de casos relatados de diabetes também subiu: foi de 4%, em 2003, para 11% agora.
O levantamento mostrou ainda que 32% dos moradores da cidade consomem álcool em níveis de risco ou alto risco, considerando entrevistads com 12 anos ou mais.
Por outro lado, a proporção de pessoas com 10 anos ou mais de idade que relatou fumar diminuiu, foi de 18,9% em 2003 para 14,2%.
O estudo ouviu 5 mil pessoas entre agosto de 2023 e dezembro de 2024 e traça um retrato atualizado dos hábitos e condições de saúde da população paulistana. Os primeiros resultados foram divulgados na segunda-feira (20). A divulgação do Isa Capital 2024 acontecerá de forma seriada, com a publicação de boletins temáticos.
Veja outros números do levantamento:
🍺 27,5% dos entrevistados com 12 anos ou mais apresentam consumo de álcool classificado como de risco, enquanto 4,5% têm consumo de alto risco ou provável dependência — o que totaliza 32% da população.
🧐Entre os adultos, a pesquisa mostra que 35,7% estão com sobrepeso e 26,9% têm obesidade. Entre os idosos, o índice é de 11,8% e 28,4%, respectivamente.
35,8% dos paulistanos afirmam terem contraído Covid, e 97,4% disseram ter tomado a vacina contra o coronavírus.
Pressão arterial de 12 por 8 passa a ser considerada pré-hipertensão
Reprodução/TV Globo
Acesso ao SUS
A pesquisa aponta que o Sistema Único de Saúde (SUS) segue sendo o principal responsável pelo atendimento médico na capital. Entre os entrevistados:
85% afirmaram ter realizado pelo menos uma consulta médica nos últimos 12 meses.
Desses, 57,3% foram pelo SUS, 32,8% via convênios e 8% com recursos próprios;
No caso das internações e cirurgias, 56,2% foram custeadas pelo sistema público.
Veja também:
Veja os vídeos que estão em alta no g1

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®