Início » Corinthians e Cruzeiro decidem campeão brasileiro feminino de 2025

Corinthians e Cruzeiro decidem campeão brasileiro feminino de 2025

por Lincoln Chaves - Reporter da EBC
corinthians-e-cruzeiro-decidem-campeao-brasileiro-feminino-de-2025

O campeão brasileiro feminino de futebol em 2025 será conhecido no próximo domingo (14). A partir das 10h30 (horário de Brasília), Corinthians e Cruzeiro se enfrentam na Neo Química Arena, em São Paulo, pelo jogo de volta da grande final. A TV Brasil transmite o duelo ao vivo, com o pré-jogo iniciando às 10h.

As equipes empataram a partida de ida, no último domingo (7), por 2 a 2, na Arena Independência, em Belo Horizonte. A lateral Gi Fernandes abriu para as Brabas e a atacante Marília deixou tudo igual ainda no primeiro tempo. Na etapa final, a meia Gabi Zanotti recolocou o Timão à frente, mas a lateral Isabela evitou a derrota das Cabulosas. Uma vitória simples, para qualquer um dos lados, garante o título. Em caso de novo empate, a decisão será nos pênaltis.

— Brasileirão Feminino (@BRFeminino) September 7, 2025

Atual pentacampeão, o Corinthians tenta emplacar o sexto título consecutivo e o sétimo na história. As alvinegras disputam a nona final seguida de Brasileirão. Em todas, a equipe paulista foi mandante do jogo decisivo. Apenas na primeira, em 2017, contra o Santos, o time perdeu a partida de ida. Contando a edição deste ano, é a quarta vez que elas chegam à finalíssima em igualdade. Em 2019, o Timão caiu nos pênaltis para a Ferroviária. Em 2020, 2022 e 2023, as Brabas venceram na volta, respectivamente, contra Avaí/Kindermann, Internacional e Guerreiras Grenás.

O Cruzeiro busca um título inédito. A equipe mineira chegou à elite do Brasileirão em 2020, graças ao vice da Série A2 (segunda divisão) no ano anterior. Até 2022, a melhor campanha era um décimo lugar na temporada de estreia. Em 2023, o time celeste alcançou pela primeira vez o mata-mata e caiu nas quartas de final justamente para o Corinthians. Desta vez, a Raposa foi a líder da primeira fase, com 36 pontos, dois a mais que o Timão. Nas quartas de final, superou o Red Bull Bragantino. Depois bateu o Palmeiras. Na soma da pontuação das fases, porém, as Cabulosas acabaram ultrapassadas pelas Brabas, que ficaram com o mando da volta.

A campanha histórica do Cruzeiro no Brasileirão tem sido marcada pelo crescente apoio da torcida. Na semifinal, cerca de 13,5 mil torcedores foram ao Independência apoiar as mineiras contra o Palmeiras, um recorde em jogos disputados em Minas Gerais. Marca que foi batida pelos mais de 19 mil presentes no duelo de ida com o Corinthians. O Timão, por sua vez, ostenta o maior público em uma partida de clubes no Brasil: 44.529 pessoas na final do último Brasileirão, diante do São Paulo.

— Brasileirão Feminino (@BRFeminino) September 7, 2025

Vantagem paulista

O retrospecto entre Corinthians e Cruzeiro no futebol de mulheres é favorável às paulistas. Em 12 jogos, são nove vitórias alvinegras, dois empates e uma derrota. O único triunfo mineiro foi um 7 a 2 histórico no Brasileirão do ano passado, a maior goleada já sofrida pelas Brabas. O Timão, por sua vez, é dono do resultado mais elástico do duelo: 7 a 1, em 2023.

Está é a segunda vez que os dois times decidem um título. No ano passado, Corinthians e Cruzeiro fizeram a final da Supercopa Feminina, também na Neo Química Arena. O Timão venceu por 1 a 0, gol da meia Duda Sampaio, ex-jogadora das Cabulosas. Em 2025, as equipes se encontraram nas semifinais do mesmo torneio e novamente com triunfo do Alvinegro por 1 a 0, desta vez no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo (SP). A atacante Vic Albuquerque balançou as redes.

👑#BrasileirãoFeminino pic.twitter.com/G3nrFu1vNf

— Brasileirão Feminino (@BRFeminino) September 7, 2025

Recentemente, paulistas e mineiras também jogaram pela terceira fase da Copa do Brasil. O duelo no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG), terminou empatado em 1 a 1 (Vic marcou para as Brabas e Isabela fez o gol das Cabulosas). Nos pênaltis, o Timão levou a melhor com brilho da goleira Nicole, que defendeu a cobrança da atacante Byanca Brasil.

Prováveis times

O Corinthians não tem desfalques. O técnico Lucas Piccinato, se repetir a formação do jogo de ida, escalará o Timão com Nicole; Thaís Ferreira, Mariza e Érika; Gi Fernandes, Day Rodríguez, Duda Sampaio, Gabi Zanotti e Tamires; Jaqueline e Vic Albuquerque. Além de artilheira alvinegra no ano, com 12 gols, Vic é a segunda jogadora do elenco com mais assistências (seis) na temporada, com 18 participações nos 82 gols das Brabas em 2025.

💃💃#BrasileirãoFeminino pic.twitter.com/ncWH330W8t

— Brasileirão Feminino (@BRFeminino) September 7, 2025

No Cruzeiro seguem como desfalques a lateral Giovanna Oliveira (edema ósseo no joelho direito), a zagueira Layza (entorse no tornozelo esquerdo) e a atacante Fabiola Sandoval (cirurgia após romper o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo). No jogo anterior, o técnico Jonas Urias surpreendeu ao iniciar com Letícia Ferreira (artilheira da equipe no Brasileirão, com nove gols) no banco. Caso mantenha o time do Independência, a escalação terá Camila Rodrigues; Isa Haas, Paloma Maciel e Vitória Calhau; Isabela; Lorena Bedoya, Pri Back e Gisseli; Marília, Vanessinha e Byanca Brasil.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®