Início » Como uma campanha publicitária de chinelos para o Ano Novo virou motivo de discussão política no Brasil

Como uma campanha publicitária de chinelos para o Ano Novo virou motivo de discussão política no Brasil

por Redação
como-uma-campanha-publicitaria-de-chinelos-para-o-ano-novo-virou-motivo-de-discussao-politica-no-brasil


Comercial das Havaianas com Fernanda Torres gera reação da direita e pedidos de boicote
Reprodução/Instagram
A propaganda de fim de ano da Havaianas, estrelada pela atriz Fernanda Torres, virou motivo para discussão política nas redes sociais.
Na campanha, a atriz afirma que “não quer que você comece 2026 com o pé direito”, uma expressão popular comumente associada à sorte. Mas a fala da atriz foi interpretada por políticos e influenciadores alinhados à direita como uma mensagem de cunho político implícito, vista por eles como provocativa e direcionada, em tom de indireta, a esse grupo.
“Desculpas, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não é nada contra a sorte, mas vamos combinar que sorte não depende de você. Depende da sorte. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada. Os dois pés na jaca. Os dois pés onde você quiser — vai com tudo. De corpo e alma, da cabeça aos pés. Havaianas, todo mundo usa”, disse a atriz no comercial.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Nas redes sociais, apoiadores de direita acusaram a marca de misturar publicidade com ideologia política e de adotar um suposto viés de esquerda. Alguns usuários passaram a defender a substituição das Havaianas por marcas concorrentes.
O vídeo da campanha foi publicado na quinta-feira (18) na conta de Instagram da Havaianas e, até esta segunda, já havia registrado mais de 6 milhões de visualizações. Ele está apenas na aba Reels e não aparece no feed principal do perfil oficial da Havaianas no Instagram, o que gerou questionamentos entre usuários sobre uma eventual retirada do conteúdo.
Procuradas pelo g1, as assessorias de Fernanda Torres e da Havaianas não responderam aos pedidos de comentário até a publicação desta reportagem.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), por exemplo, publicou no X (antigo Twitter): “Havaianas, nem todo mundo agora vai usar” — fazendo uma alusão ao slogan da marca de sandálias.
A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) também se manifestou: “Se as Havaianas não nos querem, nós também não queremos as Havaianas”.
O deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ) também criticou a campanha. “Que vergonha! Em pleno Natal, tempo de união, respeito e reconciliação, a Havaianas escolhe usar o marketing para provocar e dividir, sugerindo ‘não começar o ano com o pé direito’. Isso não é criatividade. É um desserviço à sociedade”, escreveu.
Virou meme
Como costuma acontecer no Brasil, a repercussão rapidamente ganhou tom de humor. Nas redes sociais, a situação virou meme, e usuários passaram a compartilhar montagens, piadas e comentários irônicos sobre o episódio. Confira alguns exemplos abaixo.
Direita convoca boicote às Havaianas após campanha com Fernanda Torres e caso vira meme
Reprodução/X
Direita convoca boicote às Havaianas após campanha com Fernanda Torres e caso vira meme
Reprodução/X
Direita convoca boicote às Havaianas após campanha com Fernanda Torres e caso vira meme
Reprodução/X
Direita convoca boicote às Havaianas após campanha com Fernanda Torres e caso vira meme
Reprodução/X
Usuária se queixa da propaganda da Havaianas e aponta que vídeo “sumiu” das redes sociais da marca
Reprodução/X
Militantes conservadores da direita passaram a convocar um boicote à Havaianas nas redes sociais
Reprodução/X

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®