Início » Centrão queria votos do PT na PEC da Blindagem em troca de enterrar anistia; partido não deve apoiar após Lula apontar impopularidade

Centrão queria votos do PT na PEC da Blindagem em troca de enterrar anistia; partido não deve apoiar após Lula apontar impopularidade

por Redação
centrao-queria-votos-do-pt-na-pec-da-blindagem-em-troca-de-enterrar-anistia;-partido-nao-deve-apoiar-apos-lula-apontar-impopularidade


Motta inclui PEC da Blindagem na pauta, e Câmara pode votar proposta nesta terça
Líderes do Centrão buscaram apoio e votos do governo e do PT para a votação da PEC da Blindagem na Câmara dos Deputados, marcada para esta terça-feira (16). Como moeda de troca, votariam contra a urgência do projeto de lei da anistia aos participantes do 8 de janeiro de 2023.
O PT, no entanto, frustrou os líderes do Centrão ao anunciar que orientará seus integrantes a votar contra a PEC. O próprio presidente do partido, Edinho Silva, participou de uma reunião com a bancada que discutiu o tema.
👉🏽 Apesar disso, a liderança do governo deve orientar para que os deputados votem como quiserem. Os parlamentares entendem que o tema é do Congresso e não do Planalto.
Segundo relatos de interlocutores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou ao presidente do PT que, embora não quisesse se intrometer na de decisão bancada, a proposta teria uma avaliação popular muito ruim.
Entre outras coisas, o texto exige autorização da Câmara ou do Senado para a abertura de ação penal contra os parlamentares. Além disso, estabelece voto secreto para a prisão de deputados e senadores e inclui presidentes de partidos no foro privilegiado.
O presidente Lula e o presidente da Câmara, Hugo Motta, participam do desfile do 7 de Setembro em Brasília
Adriano Machado/Reuters
Parlamentares de diversos partidos relatam que, até esta segunda-feira, a orientação do PT seria de liberar a bancada para que os deputados votassem como quisessem como contrapartida em um acordo para derrubar o projeto de lei da anistia.
Com a mudança de orientação do PT, outros partidos – como o PSD e o PDT – querem desembarcar da proposta também, sabendo da impopularidade do tema.
👉🏽 Além de causar mal-estar com outras bancadas, a decisão do PT pode favorecer a aprovação da urgência do projeto de lei da anistia, nas palavras de deputados petistas.
Apesar de votarem contrários à matéria, deputados do PT estão contando votos em outros partidos. Nas palavras de um deputado, eles “vão votar contra, mas torcer pela aprovação, senão a situação vai piorar de vez”.
Interlocutores disseram que o próprio presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que, se não houvesse votos do PT na PEC, a governabilidade do governo ficaria muito ruim.
🫱🏻‍🫲🏼 Além da anistia, governistas indicaram à GloboNews que entraria no acordo apoio a pautas centrais do governo. Se o PT e o governo apoiassem a PEC da Blindagem, o Centrão apoiaria a votação da MP da Tarifa Social de Energia e a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®