12 julho , 2025
Início » Câmara agiliza corte de despesas e aprova urgência para prorrogar incentivos fiscais

Câmara agiliza corte de despesas e aprova urgência para prorrogar incentivos fiscais

por Redação
camara-agiliza-corte-de-despesas-e-aprova-urgencia-para-prorrogar-incentivos-fiscais


Deputados aprovaram urgência para reduzir benefícios federais de natureza tributária, financeira e creditícia, mas deram aval a programa de incentivos para indústria química e de cinema. A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (8) um requerimento de urgência para um projeto que estabelece o corte de 10% de benefícios federais de natureza tributária, financeira e creditícia nos próximos dois anos.
Na mesma sessão, os parlamentares aprovaram também outros dois requerimentos de urgência para projetos que vão no sentido contrário ao corte de despesas.
O Congresso Nacional tem criticado o governo por tentar elevar a arrecadação aumentando impostos e não cortando as despesas.
Entenda por que Moraes suspendeu decreto de Lula e decisão do Congresso sobre IOF
O governo recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu as duas medidas e determinou que Congresso e governo federal façam movimento de conciliação sobre o caso.
O decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que aumentou as tarifas do IOF criou uma crise com o Congresso Nacional, que derrubou a medida por meio de um decreto legislativo.
Corte nos benefícios fiscais
A redução de no mínimo 10% deverá entrar em vigor no ano seguinte à aprovação e sanção do projeto e poderá ser implementada em dois anos:
A urgência aprovada nesta terça agilizou a tramitação de uma propostas que prevê o corte de gastos do governo com benefícios tributários, financeiros e de crédito.
no mínimo 5% no ano seguinte ao da publicação da lei;
no mínimo 5% no ano seguinte à redução anterior.
“Em nossa visão, consideramos que a proposição é coerente com os princípios da responsabilidade fiscal e da busca por maior racionalização da concessão de benefícios da União, e procura ampliar a eficácia do regime fiscal sustentável”, afirmou o relator, deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE).
Plenário da Câmara dos Deputados
Fernanda Calgaro / G1
Segundo o projeto, ficam fora da redução proposta, entre outros, os benefício relacionados:
ao regime tributário incentivado do simples Nacional;
à Zona Franca de Manaus e demais zonas francas, bem como áreas de livre comércio;
à política industrial para o setor de tecnologias da informação e comunicação e ao setor de semicondutores;
aos financiamentos ao setor produtivo das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Além disso, com a aprovação dos outros dois requerimentos de urgência, dois projetos serão analisados com maior rapidez projetos.
Um deles cria um programa de incentivo à indústria química a partir de 2027. A proposta prevê que as pessoas jurídicas habilitadas no programa poderão se beneficiar de créditos financeiros correspondentes ao Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)
As empresas do setor poderão também ter um ressarcimento em dinheiro, correspondentes a até 5% do valor de aquisição de produtos na modalidade industrial e 3% sobre a receita bruta até o limite do investimento.
“A implementação do programa tem potencial para impulsionar significativamente a economia nos próximos anos, com impacto estimado de R$ 112 bilhões no PIB e R$ 65,5 bilhões em arrecadação de tributos, além de gerar até 1,7 milhão de empregos diretos e indiretos”, afirmou o relator, deputado Júlio Lopes (PP-RJ), em parecer aprovado na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços (CICS ).
O outro projeto prorroga até 2030 os benefícios tributários relativos às Taxas de Fiscalização de Instalação e Funcionamento, à Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública e à Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine), que incidem incidentes sobre as estações de telecomunicações.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®