12 julho , 2025
Início » ‘Brasil e EUA têm longa parceria e seus povos não devem ser penalizados’, diz ex-ministra de Bolsonaro sobre tarifaço de Trump

‘Brasil e EUA têm longa parceria e seus povos não devem ser penalizados’, diz ex-ministra de Bolsonaro sobre tarifaço de Trump

por Redação
‘brasil-e-eua-tem-longa-parceria-e-seus-povos-nao-devem-ser-penalizados’,-diz-ex-ministra-de-bolsonaro-sobre-tarifaco-de-trump

Ao taxar produtos brasileiros em 50%, Trump disse que Bolsonaro sofre uma ‘caça às bruxas’ no país. A senadora Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura do governo Jair Bolsonaro e atual relatora da Lei da Reciprocidade, defendeu nesta quarta-feira (9) uma postura de calma e equilíbrio institucional diante do anúncio do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que aplicará uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras a partir de 1º de agosto.
Em nota, Tereza Cristina destacou que a relação entre Brasil e Estados Unidos é de longa data e que os povos dos dois países não devem ser penalizados por disputas políticas ou comerciais.
“As nossas instituições precisam ter calma e equilíbrio nesta hora. A nossa diplomacia deve cuidar dos altos interesses do Estado brasileiro. Brasil e Estados Unidos têm longa parceria e seus povos não devem ser penalizados. Ambos têm instrumentos legais para colocar à mesa de negociação nos próximos 22 dias”, afirmou a senadora.
A manifestação ocorre em meio à repercussão política intensa no Brasil sobre a medida de Trump.
A tarifa foi justificada pelo republicano com base em supostos ataques à liberdade de expressão e ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que ele classificou como alvo de uma “caça às bruxas” por parte do Supremo Tribunal Federal. A carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi publicada por Trump nesta quarta.
A senadora não comentou o conteúdo político da carta, mas reforçou a importância do uso da via diplomática e legal para buscar a reversão ou mitigação dos impactos da tarifa. Como relatora da Lei da Reciprocidade, ela tem sido ouvida em discussões sobre respostas comerciais e jurídicas do Brasil a ações unilaterais de parceiros comerciais.
Reações no Congresso
Enquanto Tereza Cristina adota um tom diplomático, parlamentares da base do governo têm acusado a família Bolsonaro de atuar nos bastidores para estimular a retaliação americana. Senadores e deputados afirmam que Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos, teria influenciado o conteúdo político da carta de Trump, que cita o julgamento de Jair Bolsonaro no STF.
O senador Humberto Costa (PT-PE) classificou a decisão como um ataque ao Brasil, e o deputadoLindbergh Farias (PT-RJ) acusou diretamente os bolsonaristas de “traição à pátria”.
Já o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) afirmou, em declaração on, que não esperava a medida e que as negociações em curso tratavam apenas de uma tarifa de 10% discutida no âmbito do Brics. Segundo a pasta, não havia qualquer sinal de uma tarifa generalizada sobre todos os produtos brasileiros.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®