12 julho , 2025
Início » Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

por Redação
brasil-diz-a-representante-dos-eua-que-devolve-carta-de-trump-e-a-chama-de-ofensiva-e-inaceitavel


Presidente norte-americano impôs taxa de 50% a todos os produtos brasileiros. Governo Lula considera documento carregado de “informações inverídicas” sobre a balança comercial entre os países. Trump anuncia taxa de 50% ao Brasil
Em segunda reunião nesta quarta-feira (9) no Itamaraty, o governo brasileiro disse a representantes da embaixada dos Estados Unidos que devolve a carta do presidente norte-americano, Donald Trump, endereçada ao brasileiro Lula.
O documento de Trump define a taxa de 50% para todos os produtos brasileiros. Em rede social, Lula afirmou que a taxação será respondida com base na lei da reciprocidade. “O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”, disse.
Embaixadora brasileira responsável pela América do Norte e Europa, Maria Luisa Escorel comandou a reunião. Ela queria saber se a carta de Trump era verdadeira, já que o governo ficou sabendo do documento pela imprensa.
Ao receber a resposta positiva do representante norte-americano, a embaixadora disse, então, que o Brasil a devolvia para o governo americano. Ao blog, fontes do Itamaraty a par da reunião disseram que a embaixadora considerou a carta “ofensiva” e “inaceitável”.
De acordo com estas fontes, o documento foi visto pelo governo brasileiro como carregado de “informações inverídicas” sobre o déficit na balança comercial dos Estados Unidos com o Brasil. Ao contrário do que diz a carta de Trump, os EUA acumulam superávit sobre o Brasil desde 2009.
Reuniões seguidas
Esta segunda reunião entre integrantes do Ministério das Relações Exteriores com integrantes da embaixada dos Estados Unidos no Brasil ocorreu durante a noite. Antes, durante a tarde, houve um primeiro encontro para tratar das publicações feitas por Donald Trump e pela própria embaixada em favor de Jair Bolsonaro (PL).
A segunda reunião foi chamada às pressas após Trump tornar pública a carta direcionada ao presidente Lula. O Itamaraty já havia informado, no primeiro encontro, que a relação bilateral entre Estados Unidos e Brasil seria afetada com as ações de Trump ao fazer publicação em apoio o ex-presidente Jair Bolsonaro e com ataque ao Supremo Tribunal Federal (STF).
LEIA MAIS
Tarifaço de Trump: veja os itens mais vendidos do Brasil para os EUA
‘Agressiva’, ‘retaliação’, ‘pessoal’: imprensa internacional repercute tarifa de Trump contra o Brasil
Eduardo Bolsonaro diz que tarifa é resposta a abusos de Moraes
Parlamentares dizem que tarifaço de Trump contra o Brasil tem participação da família Bolsonaro; oposição critica Lula
Presidente do PT diz que taxa de 50% imposta por Trump é ‘postura autoritária’ e defende Brasil soberano

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®