→ A comunicação com o governo brasileiro não é, de fato, o problema central. O que realmente está em falta são soluções práticas e urgentes para um dos maiores gargalos da infraestrutura nacional: a mobilidade urbana e interurbana. O país precisa urgentemente de um projeto nacional que inclua transporte ferroviário, metrôs e VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos), que possam descongestionar cidades, otimizar a circulação de bens e promover a integração de diferentes regiões.
Ao longo de sua trajetória política e econômica, o Brasil tem acumulado desafios estruturais, e a mobilidade continua sendo um dos mais críticos. Os números de congestionamento são alarmantes nas grandes cidades, e a falta de um transporte público eficiente transforma a simples tarefa de se locomover em um verdadeiro pesadelo diário para milhões de brasileiros.
A Necessidade Urgente de um Projeto Ferroviário
A obsessão por um sistema ferroviário nacional não é recente, mas continua sendo crucial para o futuro do país. O Brasil carece de um projeto nacional robusto de infraestrutura, que dê ênfase ao transporte sobre trilhos, capaz de conectar capitais, grandes centros urbanos e até mesmo áreas rurais. Não se trata apenas de uma questão de transporte, mas de uma estratégia de desenvolvimento econômico. A falta de trens e metrôs não só bloqueia o crescimento das regiões, mas também dificulta a movimentação de bens essenciais, prejudicando a logística nacional.
A comparação com outros países, como a China, que já está implementando ferrovias de alta velocidade e tecnologia avançada, evidencia a distância em que o Brasil se encontra. Lá, os trens se deslocam a altíssimas velocidades, alcançando até 1.000 km/h, graças à utilização de novas tecnologias, como os tubos semivacuo. Já no Brasil, a realidade é outra: a falta de um planejamento estratégico a longo prazo e a resistência a investimentos no setor têm emperrado o progresso.
A Revolução da Mobilidade nas Cidades
No nível local, o caos das cidades brasileiras também está intimamente relacionado à falta de sistemas eficientes de transporte público. Metrôs e VLTs são soluções rápidas e eficazes para desafogar o trânsito e proporcionar à população a liberdade de se locomover sem estar refém do congestionamento diário. No entanto, o que vemos é a perpetuação de soluções ultrapassadas que envolvem o transporte individual, como o uso excessivo de carros, que não se mostra mais uma alternativa viável nem para os ricos nem para os pobres.
É irônico que o governo, enquanto fala incessantemente sobre a importância da comunicação pública, negligencie o problema da mobilidade, que afeta diretamente a qualidade de vida dos brasileiros. A classe média, com seus privilégios de acesso fácil aos transportes privados, muitas vezes ignora a urgência desse tema. Ao invés de se preocupar com as soluções práticas que envolvem transporte coletivo, a política parece estar mais preocupada com questões abstratas como regulação de redes sociais ou debates ideológicos.
O Custo Econômico da Mobilidade Inadequada
A falta de um sistema de transporte adequado tem implicações diretas na economia. O transporte de bens, por exemplo, é um dos setores mais afetados. Imagine o custo de transportar carne, alimentos e outros produtos essenciais por rodovias saturadas, enquanto ferrovias poderiam ser uma alternativa muito mais barata e eficiente. Além disso, esse gargalo logístico também impacta negativamente a inflação, que sofre com o aumento dos custos de transporte e, consequentemente, dos preços.
Por que a Mobilidade é Ignorada pela Política?
Surpreende, portanto, que o governo Lula e até mesmo setores da esquerda organizada não enxerguem a mobilidade como um problema central. O Brasil precisa de trens, metrôs e VLTs agora, e não há mais tempo a perder. Porém, em vez de se concentrar em projetos de infraestrutura ferroviária, o governo opta por anunciar mais fábricas de carros, perpetuando um modelo de transporte insustentável.
A classe política, particularmente a classe média progressista, se desconecta da realidade da maioria da população. Para eles, questões como democracia ou regulação das redes sociais são mais importantes do que resolver o problema da mobilidade. Enquanto isso, milhões de brasileiros continuam aprisionados no caos das estradas e nos transportes públicos precários.
Segurança, Educação, Saúde e Desenvolvimento: Tudo Está Conectado à Mobilidade
A segurança pública, a educação, a saúde e o desenvolvimento econômico estão todos interligados pela falta de um sistema eficiente de mobilidade. As forças de segurança não conseguem se deslocar rapidamente nas cidades congestionadas, as escolas e hospitais sofrem com a falta de acesso rápido e eficiente e, no âmbito econômico, o desenvolvimento industrial é prejudicado pela dificuldade de movimentação de mercadorias.
A Hora de Agir é Agora
A infraestrutura de mobilidade no Brasil precisa ser reimaginada com urgência. O governo deve olhar para o futuro e investir em projetos de transporte sobre trilhos, seja em trens de alta velocidade, seja em sistemas urbanos de metrôs e VLTs. Não é uma questão de comunicação, mas de ação. O Brasil precisa urgentemente de um projeto nacional de mobilidade, e esse deve ser o “sonho” do governo Lula, para que o país possa finalmente respirar aliviado e dar aos brasileiros a qualidade de vida que merecem.
A boa notícia é que as tecnologias necessárias para essa transformação estão ao alcance. O que falta é vontade política, planejamento e, acima de tudo, a coragem de olhar para os reais problemas da população e não se distrair com questões periféricas. Chegou a hora de mudar a mobilidade brasileira e, assim, mudar a vida de milhões de cidadãos. O futuro exige isso.
Matéria: Gilberto Cruz
→ Tv Betim & Jornal de Minas – Por você, por Minas e pelo Brasil.
– Disponível em:
https://tvbetim.com.br
https://jornaldeminas.com.br