Início » Dormir mal pode aumentar insegurança e ciúme, aponta estudo

Dormir mal pode aumentar insegurança e ciúme, aponta estudo

por Redação
dormir-mal-pode-aumentar-inseguranca-e-ciume,-aponta-estudo


Nova pesquisa da Academia Americana de Medicina do Sono (AASM) foi apresentada durante a conferência anual Sleep, realizada nos Estados Unidos. Pessoas que dormem mal tendem a ser mais ciumentas e inseguras, diz estudo
Freepik
Dormir mal pode afetar não apenas a saúde física, mas também a forma como nos relacionamos com os outros.
Um novo estudo da Academia Americana de Medicina do Sono (AASM) revela que a má qualidade do sono está associada a níveis mais altos de insegurança, baixa autoestima e comportamentos ciumentos.
Os dados foram apresentados nesta terça-feira (10) durante a conferência anual Sleep, realizada nos Estados Unidos.
A pesquisa indica que o chamado “apego ansioso” — um padrão emocional marcado por dificuldade em confiar, medo de rejeição e baixa autoestima em relacionamentos — é mais comum entre pessoas que não dormem bem. A relação com o ciúme segue o mesmo padrão: a privação de sono tende a intensificar esse tipo de sentimento.
Segundo Giovanni Alvarado, autor principal do estudo e doutorando na Universidade Estadual de Montana (EUA), o sono influencia emoções sociais de maneiras diversas, dependendo do estilo de apego de cada pessoa.
“A forma como o indivíduo lida com os vínculos afetivos molda quais emoções são mais sensíveis à qualidade do sono”, explica o pesquisador.
A importância do sono para os relacionamentos
A Academia Americana de Medicina do Sono reforça que uma boa noite de sono é fundamental para a saúde mental e emocional. A entidade recomenda que adultos durmam pelo menos sete horas por noite, com qualidade, regularidade e ausência de distúrbios, como insônia ou apneia.
O estudo analisou 68 jovens adultos, que responderam a questionários sobre seus hábitos de sono e experiências em relacionamentos. Durante duas semanas, eles também registraram diariamente suas emoções e comportamentos sociais.
Alvarado destaca que os resultados reforçam a conexão complexa entre o sono e as interações interpessoais. Em entrevista à revista Sleep, ele explica que pessoas com apego ansioso ou que já enfrentam insegurança nos relacionamentos tendem a ser mais suscetíveis a sentimentos como inveja e ciúme quando estão privadas de sono.
“A privação de sono pode tornar essas pessoas mais vulneráveis emocionalmente, dificultando a forma como lidam com situações sociais”, conclui o pesquisador.
Privação do sono prejudica a saúde e pode causar problemas graves

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®