15 julho , 2025
Início » Bolsonaro foi o maior articulador e seria o maior beneficiário do golpe, diz Gonet

Bolsonaro foi o maior articulador e seria o maior beneficiário do golpe, diz Gonet

por Redação
bolsonaro-foi-o-maior-articulador-e-seria-o-maior-beneficiario-do-golpe,-diz-gonet

Ao apresentar as alegações finais no processo que investiga a tentativa de golpe de Estado, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que Bolsonaro “figura como líder” da organização criminosa – é o “principal articulador, maior beneficiário e autor dos mais graves atos executórios voltados à ruptura do Estado democrático de Direito
A PGR também afirmio que o ex-presidente Jair Bolsonaro teve papel central na articulação e execução de atos antidemocráticos após as eleições de 2022.
“Em última análise, o exame dos fatos e das evidências revelam que Jair Bolsonaro desempenhou um papel central na orquestração e promoção de atos antidemocráticos”, diz o documento assinado por Gonet.
Segundo o procurador-geral, Bolsonaro liderou o movimento golpista, controlou manifestantes e instrumentalizou instituições estatais para interesses pessoais e ilegais.
“Sua liderança sobre o movimento golpista, o controle exercido sobre os manifestantes e a instrumentalização das instituições estatais, para fins pessoais e ilegais, são elementos que provam, sem sombra de dúvida, a responsabilidade penal do réu nos atos de subversão da ordem democrática”, afirmou.
Ainda segundo Gonet, a instabilidade social registrada após o resultado das eleições de 2022 foi fruto de um plano meticuloso, iniciado em 2021, com a intenção de fomentar uma intervenção militar.
“A organização criminosa se dedicou à incitação de intervenção militar no país, disseminando ataques aos poderes constitucionais e espalhando a falsa narrativa de que o sistema eletrônico de votação havia sido manipulado para prejudicar o réu Jair Bolsonaro”, diz o texto.
A manifestação da PGR foi protocolada na noite de domingo (14) e é parte da ação penal 2.668, que tramita no Supremo Tribunal Federal.
A PGR diz que Bolsonaro “figura como líder” da organização criminosa – é o “principal articulador, maior beneficiário e autor dos mais graves atos executórios voltados à ruptura do Estado democrático de Direito”.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®