Início » Banana que iria para o lixo vira amido que pode abastecer a indústria | G1

Banana que iria para o lixo vira amido que pode abastecer a indústria | G1

por Redação
banana-que-iria-para-o-lixo-vira-amido-que-pode-abastecer-a-industria-|-g1

Atualmente, os produtores de banana perdem cerca de 10% da colheita. Aquelas frutas que estão fora do padrão de venda, ou seja, pequenas, machucadas ou danificadas durante o manuseio, costumam virar adubo ou alimento para animais.

Apesar desse reaproveitamento, grande parte ainda vai para o lixo. A pesquisa – desenvolvida em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) – pretende mudar essa situação, criando uma nova cadeia produtiva a partir do fruto descartado.

“O impacto seria enorme porque essas bananas que hoje viram adubo, poderiam ser aproveitadas na produção de farinha ou amido, reduzindo o desperdício”, explicou o extensionista do Incaper, Alciro Lazzarini.

Banana que iria para o lixo vira amido que pode abastecer indústria no Espírito Santo — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Segundo o extensionista, o amido produzido pode abrir portas para o setor industrial e trazer benefícios diretos aos agricultores.

“Com essa produção, poderíamos ter empresas gerando empregos e renda extra para os produtores. Considerando uma perda média de 10%, isso poderia significar até mil reais a mais por mês para cada produtor. Além disso, a indústria ajudaria a regular os preços do mercado”, completou.

Produção de banana no ES

A fruta é plantada em 75 das 78 cidades do Espírito Santo. O município campeão em produção é Alfredo Chaves, na Região Serrana, com uma produção que ultrapassa 44 toneladas por ano, em uma área de 3.200 hectares, segundo o Incaper.

Boa parte da produção de bananas em Alfredo Chaves vem da agricultura familiar. Seu Antônio Carlos Petri cultiva banana-prata há muitos anos, junto com o irmão, e diz que a atividade garante renda para diversas famílias.

“A cultura da banana é tradicional aqui no município. A gente tem um carinho especial porque ela distribui renda o ano todo. Banana é muito importante para nós”, contou o produtor.

Banana que iria para o lixo vira amido que pode abastecer indústria no Espírito Santo — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Otimista, ele explica que a produtividade da propriedade deve aumentar. “O meu bananal ainda é novo, mas a gente produz cerca de 40 toneladas por ano em dois hectares. A partir do segundo ciclo, a produção deve aumentar”, afirmou.

O Espírito Santo está entre os maiores produtores de banana do Brasil, com colheita o ano inteiro. Segundo o Incaper, são 28.600 hectares plantados e uma produção média anual de 400 mil toneladas.

O fruto abastece principalmente os mercados de Santa Catarina, Goiás, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

“O Espírito Santo tem cerca de 28.600 hectares plantados, com uma produção anual de 400 mil toneladas. A maior parte é consumida in natura, entre as variedades prata e outros tipos”, explicou Lazzarini.

Com a nova pesquisa, os frutos descartados no campo podem ganhar mais um destino e os produtores mais uma opção de renda.

Banana que iria para o lixo vira amido que pode abastecer indústria no Espírito Santo — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®