Início » Azul anuncia acordo para aporte de U$ 300 mi de companhias e credores | G1

Azul anuncia acordo para aporte de U$ 300 mi de companhias e credores | G1

por Redação
azul-anuncia-acordo-para-aporte-de-u$-300-mi-de-companhias-e-credores-|-g1

Os aportes serão feitos pela American Airlines e pela United Airlines, que vão investir 100 milhões de dólares cada. Nos dois casos, a expectativa é que as companhias recebam ações da Azul.

O comunicado da Azul, feito para o mercado na quarta-feira (18), indica que a companhia firmou acordo de investimento adicional com “determinados credores existentes”, sem detalhar quais são, na ordem de mais 100 milhões de dólares.

Para fazer a conversão, a empresa lançou uma oferta de R$ 7,4 bilhões em ações ordinárias (com direito a voto) e preferenciais (sem direito a voto). Com o aumento do número de papéis em circulação, houve uma forte queda no preço unitário de cada ação.

A companhia aérea, cujo maior hub fica em Campinas, foi questionada pelo g1 se os investimentos serão suficientes para a saída do processo de recuperação judicial, mas não retornou até esta publicação.

“A Azul manterá seus acionistas, clientes, tripulantes e o mercado informados sobre todos os desdobramentos relevantes do processo de reestruturação, na medida e nos momentos que entender necessários, em total conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis”, comunicou a empresa.

Quando a recuperação judicial vai acabar?

Avião da Azul decola do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. — Foto: Ricardo Moraes/ Reuters

Em dezembro de 2025, a companhia divulgou que o Tribunal nos Estados Unidos havia aprovado o plano de reorganização — com mais de 90% de aprovação em todas as classes de credores elegíveis, diz a empresa.

Na avaliação da Azul, isso abriu caminho para a conclusão do processo já no início de 2026, após a finalização das transações determinadas no plano — o que inclui a redução de mais de US$ 3 bilhões em dívidas, em obrigações com arrendamentos, em juros anuais e em custos recorrentes com frota.

Quando a recuperação judicial foi iniciada, a companhia informou que o processo nos Estados Unidos “permite às empresas operar e atender seus públicos de interesse normalmente, enquanto trabalham nos bastidores para ajustar sua estrutura financeira”.

A empresa também destacou, em maio de 2025, que a medida conta com o apoio de seus principais stakeholders, incluindo detentores de títulos, sua maior arrendadora, a AerCap, e os parceiros estratégicos United Airlines e American Airlines.

Imagem de arquivo mostra avião da Azul no aeroporto de Fernando de Noronha — Foto: Ana Clara Marinho/g1

VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®