31 julho , 2025
Casa Economia Atividade econômica da Argentina sobe 5% em maio, abaixo das expectativas

Atividade econômica da Argentina sobe 5% em maio, abaixo das expectativas

por Redação
atividade-economica-da-argentina-sobe-5%-em-maio,-abaixo-das-expectativas

O resultado, porém, ficou abaixo da expansão de 5,8% projetada por analistas consultados pela agência de notícias Reuters.

Segundo o relatório publicado pelo Indec, intitulado Estimador Mensal da Atividade Econômica (EMAE), a maioria dos setores econômicos teve expansão no mês. Entre eles, o setor financeiro, que saltou 25,8%, e o setor de pesca, que registrou aumento de 12,2%.

Na comparação mensal, a atividade econômica da Argentina recuou 0,1% em maio, após ter crescido 1,8% no mês anterior.

A economia argentina — a terceira maior da América Latina — vem mostrando sinais de recuperação após o presidente ultraliberal Javier Milei implementar duras medidas de austeridade. Indicadores sociais, no entanto, são desafio para o governo. (leia mais abaixo)

Avanço do PIB

O resultado ocorreu em meio à recuperação da recessão do ano anterior. Na comparação com o primeiro trimestre de 2024, o PIB subiu 5,8%, o maior avanço desde 2022, quando a economia ainda se recuperava das perdas causadas pela pandemia de Covid-19.

Ainda assim, o índice ficou um pouco abaixo da mediana das estimativas de analistas ouvidos pela agência Reuters, que previam um crescimento de 6,1%.

Um ano de Milei na Argentina: austeridade, queda do PIB e polarização política marcam 1º ano de mandato

Um ano de Milei na Argentina: austeridade, queda do PIB e polarização política marcam 1º ano de mandato

Reformas de Milei

A Argentina, que já vinha enfrentando uma forte recessão, passa por um grande ajuste econômico. Após tomar posse, em dezembro de 2023, Milei decidiu paralisar obras federais e interromper o repasse de dinheiro para os estados.

Foram retirados subsídios às tarifas de água, gás, luz, transporte público e serviços essenciais. Com isso, houve um aumento expressivo nos preços ao consumidor. Nos último ano, porém, o governo conseguiu reduzir drasticamente a inflação, cuja taxa mensal ficou em 1,6% em junho.

O país também observou uma intensificação da pobreza no primeiro semestre de 2024, com 52,9% da população nessa situação. No segundo semestre, o percentual caiu para 38,1% — um total de 11,3 milhões de pessoas. A insatisfação da população despertou protestos pelo país.

Por outro lado, o presidente conseguiu uma sequência de superávits (arrecadação maior do que gastos) e a retomada da confiança de parte dos investidores.

* Com informações da agência de notícias Reuters.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Facebook Youtube Envelope Instagram

CONTATOS

noticias recentes

Corretor na Real: Um Evento Inédito em Diamantina – 6 e 8 de... Atlético-MG: amante confessa tentativa de extorsão a Everson Datas da Libertadores impactam em Atlético-MG e Flamengo pelo Brasileiro

as mais lidas

Corretor na Real: Um Evento Inédito em Diamantina – 6 e 8 de Agosto. Atlético-MG: amante confessa tentativa de extorsão a Everson Datas da Libertadores impactam em Atlético-MG e Flamengo pelo Brasileiro

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®