12 julho , 2025
Início » Após atrito comercial com Trump, Lula reacende batalha dos bonés: ‘O Brasil é dos brasileiros’

Após atrito comercial com Trump, Lula reacende batalha dos bonés: ‘O Brasil é dos brasileiros’

por Redação
apos-atrito-comercial-com-trump,-lula-reacende-batalha-dos-bones:-‘o-brasil-e-dos-brasileiros’


Petista utilizou acessório durante evento em Linhares (ES) nesta sexta-feira (11). Em fevereiro, governistas e parlamentares da oposição travaram ‘batalha dos bonés’ no Congresso. O presidente Lula voltou a usar boné com a inscrição ‘O Brasil é dos Brasileiros’
Reprodução/X
Após o governo dos Estados Unidos anunciar uma tarifa de 50% para produtos brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou nesta sexta-feira (11) a utilizar um boné azul com a frase “O Brasil é dos brasileiros”.
Lula apareceu com o acessório em uma cerimônia em Linhares, no Espírito Santo, no qual o governo federal apresentou o novo acordo firmado para indenizar as vítimas do rompimento da barragem do Fundão, em 2015.
Com a utilização do boné, Lula reacende o embate político de fevereiro deste ano no Congresso que ficou conhecido como a “batalha dos bonés” (relembre no vídeo abaixo).
Na ocasião, governistas utilizaram o adereço para fazer frente a parlamentares de oposição no Congresso – que vestiram um boné nas cores verde e amarela com a inscrição: “Comida barata novamente. Bolsonaro 2026”.
Um dia após a sessão no Congresso, Lula apareceu em um vídeo usando o mesmo boné azul com a frase com teor nacionalista.
Batalha dos Bonés: os recados da moda na política brasileira
Estratégia de Lula
O uso do boné por Lula nesta sexta reforça a estratégia do governo para enfrentar a taxação a produtos brasileiros anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A tarifa de 50% entra em vigor em 1º de agosto, porém o governo brasileiro pretende negociar com os EUA. Lula afirmou que, caso o diálogo fracasse, pretende retaliar por meio da Lei de Reciprocidade, ou seja, aplicando taxas para entrada de produtos americanos no Brasil.
O anúncio de Trump, comunicado em uma carta endereçada a Lula, alega erroneamente que os Estados Unidos têm déficit na relação comercial com o Brasil, embora os próprios dados oficiais mostrem o contrário.
Além disso, critica o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro — réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes como tentativa de golpe de Estado e organização criminosa.
A tentativa de Trump de interferir no Brasil tem sido criticada em entrevistas, discursos e redes sociais por Lula e aliados, que adotaram o tom de defesa da soberania brasileira e cobraram respeito respeito ao país.
Já a oposição iniciou uma campanha para apontar Lula como culpado pela taxação anunciada por Trump, que prejudicará empresas brasileiras com as perdas de receitas e a demissão de trabalhadores.
Bolsonaro e seu partido, o PL, publicaram nesta sexta material nas redes sociais com o dizer “a culpa é do Lula”.
Ministros criticam defensores de Trump
Durante o evento no Espírito Santo, ministros de Lula, sem citar Bolsonaro, fizeram críticas a apoiadores de Trump.
“O presidente Lula presta continência a uma única bandeira, a bandeira do Brasil”, afirmou Jorge Messias (AGU).
“Com o ataque dos EUA, nós sabemos quem são os brasileiros e quem são os traidores da pátria”, acrescentou Rui Costa (Casa Civil).

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®