12 julho , 2025
Início » Anvisa suspende azeite, polpa de fruta, champignon e molho de alho

Anvisa suspende azeite, polpa de fruta, champignon e molho de alho

por Redação
anvisa-suspende-azeite,-polpa-de-fruta,-champignon-e-molho-de-alho


Produtos apresentaram resultados insatisfatórios e não devem ser consumidos, segundo a agência. Anvisa suspende azeite, polpa de fruta, champignon e molho de alho
Adobe Stock
Lotes de champignon, molho de alho, polpa de fruta e todos os produtos da marca de azeite Vale dos Vinhedos foram suspensos no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta segunda-feira (7).
As medidas sanitárias foram adotadas porque estes produtos apresentaram resultados insatisfatórios em laudos emitidos por laboratórios públicos, segundo a agência. Além disso, foi identificada a comercialização de um azeite de origem desconhecida.
Os produtos não devem ser consumidos, segundo a agência. Veja a lista completa:
• Polpa de fruta de morango (marca De Marchi), lote 09437-181, com data de validade até 01/11/2026.
O lote apresentou resultado insatisfatório no ensaio de pesquisa de matérias estranhas, conforme laudo emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC).
A Anvisa determinou: recolhimento e suspensão da comercialização, distribuição e uso.
• Champignon inteiro em conserva (marca Imperador, fabricado pela Indústria e Comércio Nobre), lote 241023CHI, com data de validade de 10/2026.
O lote apresentou resultado insatisfatório no ensaio de pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre, que se encontra acima do limite permitido, conforme laudo emitido pelo Lacen-DF.
A Anvisa determinou: recolhimento e suspensão da comercialização, distribuição e uso.
• Molho de alho (marca Qualitá, fabricado pela Sakura Nakaya Alimentos), lote 29, com data de validade de 01/2026.
O lote apresentou resultado insatisfatório nos ensaios de determinação de dióxido de enxofre e pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre, sendo detectada a presença de 20,4 mg/kg de dióxido de enxofre (expresso como SO₂), conforme laudo emitido pelo Lacen-DF.
A Anvisa determinou: recolhimento e suspensão da comercialização, distribuição e uso.
Azeite extravirgem de marca proibida (Vale dos Vinhedos)
A Anvisa identificou que a marca Vale dos Vinhedos, importada pela empresa Intralogística Distribuidora Concept LTDA, tem origem desconhecida. Por isso, nenhum lote do produto pode ser fabricado ou vendido no país.
Além disso, o laudo de análise do produto apresentou resultado insatisfatório, estando em desacordo com os padrões estabelecidos pela legislação vigente nos ensaios de rotulagem e físico-químico.
A Anvisa determinou: apreensão e proibição da comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®