12 julho , 2025
Início » Alfabetização no Brasil avança, mas não cumpre a meta de 2024

Alfabetização no Brasil avança, mas não cumpre a meta de 2024

por Redação
alfabetizacao-no-brasil-avanca,-mas-nao-cumpre-a-meta-de-2024


Leitura e escrita avançaram em relação a 2023, mas não chegaram aos 60% da meta estabelecida pelo próprio governo; Ministério vê calamidade do Rio Grande do Sul como um dos fatores para não cumprimento da meta. ​O Brasil não cumpriu a meta de 60% de alfabetizar as crianças da rede pública em 2024. De acordo com os dados do Indicador “Criança Alfabetizada”, do Ministério da Educação (MEC), 59,2% das crianças têm habilidades básicas de leitura e de escrita, retomando ao patamar pré-pandemia de Covid-19.
Apesar disso, leitura e escrita avançaram comparado a 2023, que teve 56% das crianças. Os dados foram divulgados pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante café com jornalistas nesta sexta-feira (11).
País tem resultado pior de alfabetização em prova federal
🔎De acordo com o Ministério da Educação, são considerados estudantes alfabetizados aqueles que leem pequenos textos, produzem inferências básicas com base na articulação entre texto verbal e não verbal.
🔎E que ainda escrevem com desvios ortográficos textos que circulam na vida cotidiana para comunicação simples, como convidar ou lembrar de algo.
De acordo com o ministro Camilo Santana, o indicador pode ter sido prejudicado por conta da situação de calamidade pública enfrentada pelo Rio Grande do Sul em 2024 e que teve efeitos importantes no ensino. A estimativa da área técnica é de que o Brasil atingiria 60,2%.
Para 2025, a meta é de 64%. A intenção é que a meta aumente anualmente até 2030, quando será de 80%.
Ao todo, 11 unidades da federação atingiram a meta projetada para 2024, entre eles o Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Paraíba.
Em relação aos municípios, 58% aumentaram o percentual de alunos alfabetizados. E 53% atingiram a meta.
Atuação em estados prioritários
O Ministério da Educação disse estar atuando em estados prioritários que não tiveram bom desempenho e não atingiram o nível 2, que é o alcançado no resultado nacional, da escala do Criança Alfabetizada.
➡️São eles: Bahia, Sergipe, Maranhão, Pará, Amapá, Alagoas, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
Nesses locais, a equipe técnica da pasta disse estar atuando para entender gargalos e tentar auxiliar gestores estaduais e municipais nas políticas públicas.
Aluno no celular enquanto professor escreve no quadro
Pixabay/Reprodução
Adesão dos estados
Na primeira edição, realizada em 2023, Acre, Roraima e o Distrito Federal não aderiram ao Compromisso da Criança Alfabetizada. Já em 2024, o número de não adesão diminuiu e apenas Roraima não aderiu.
Para a pasta, o estado justificou que o território tem muitas áreas indígenas que dificultavam a aplicação das provas para a medir a alfabetização. Para 2025, o estado já se prepara para a adesão.
Como é feita a avaliação?
Ao todo são 2 milhões de alunos participantes, em 42 mil escolas distribuídas pelo país.
Cada aluno responde a 16 itens de múltipla escolha, 2 itens de resposta construída e um item de produção textual.
A prova é aplicada na escola e, em 2024, foi feita entre outubro e novembro.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®