12 julho , 2025
Início » Alcolumbre e Motta dizem que Congresso está pronto para defender economia após tarifaço de Trump

Alcolumbre e Motta dizem que Congresso está pronto para defender economia após tarifaço de Trump

por Redação
alcolumbre-e-motta-dizem-que-congresso-esta-pronto-para-defender-economia-apos-tarifaco-de-trump


Alcolumbre e Hugo Motta divulgaram nota conjunta em que defendem diálogo, mas ressaltam que o Congresso está mobilizado para proteger empregos e aplicar a Lei da Reciprocidade Econômica, aprovada em abril. Brasileiros ‘invadem’ perfil de Trump e dominam comentários
Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), divulgaram nesta quinta-feira (10) uma nota conjunta em reação à decisão do governo dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
No comunicado, os dois líderes parlamentares defenderam que a resposta brasileira deve ocorrer com “diálogo nos campos diplomático e comercial”, mas enfatizaram que o Congresso está mobilizado para proteger a economia nacional.
“A decisão dos Estados Unidos de impor novas taxações sobre setores estratégicos da economia brasileira deve ser respondida com diálogo nos campos diplomático e comercial”, afirmaram.
Alcolumbre e Motta destacaram ainda a aprovação da Lei da Reciprocidade Econômica, sancionada em abril, como um instrumento de reação a medidas hostis. “Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica. Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger a nossa soberania.”
04/06/25 – Senador Davi Alcolumbre, presidente do Senado, e o deputado Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, durante abertura do BRICS Parliamentary Forum no Senado Federal.
Ton Molina/FotoArena/Estadão Conteúdo
Segundo os presidentes das duas Casas, o Congresso vai monitorar os desdobramentos do tarifaço e atuar em sintonia com o Executivo para mitigar seus efeitos.
“Estaremos prontos para agir com equilíbrio e firmeza em defesa da nossa economia, do nosso setor produtivo e da proteção dos empregos dos brasileiros”, diz o texto.
A nota foi publicada no mesmo dia em que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou que pretende usar a nova legislação como base para retaliar a medida unilateral imposta pelos Estados Unidos.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®