12 julho , 2025
Início » &

&

por Redação
&

Afirmação foi feita durante sabatina no 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji no Teatro da ESPM, em São Paulo (SP)


Wolney Queiroz, ministro da Previdência Social — Foto: TV Brasil/Reprodução

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou nesta sexta-feira (11) que o “Estado brasileiro falhou” na conduta sobre a fraude dos descontos associativos que atingiu aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

“O Estado brasileiro falhou porque nunca se fez o batimento daquelas listas de aposentados que autorizavam ser descontados em folha. O INSS nunca, na história, nessas décadas, conferia isso. Tomava como verdade os dados das associações”, disse.

A afirmação foi feita durante sabatina no 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji no Teatro da ESPM, em São Paulo (SP).

Apesar de admitir a falha, Queiroz disse que identificar a fraude foi um processo difícil, mesmo com os alertas sobre os descontos irregulares recebidos nos últimos anos.

“As primeiras denúncias datam de 2019, 2020. A Polícia Federal investigou, o Ministério Público Federal também, não conseguiram achar. Não eram coisas simples de achar. A própria CGU passou um ano e meio para poder levantar todos esses dados e deflagrar a operação ‘Sem Desconto’.”

Esta reportagem está em atualização.

INSS abre sistema para aposentados aderirem a acordo

INSS abre sistema para aposentados aderirem a acordo

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®