Início » Xiaomi lança o YU7, SUV elétrico mais barato que Tesla Model Y

Xiaomi lança o YU7, SUV elétrico mais barato que Tesla Model Y

por Redação
xiaomi-lanca-o-yu7,-suv-eletrico-mais-barato-que-tesla-model-y

O modelo básico do YU7 custa 10.000 iuanes a menos do que o preço inicial do Model Y da Tesla na China, com os modelos de gama superior YU7 Pro e YU7 Max custando 279.900 e 329.900 iuanes, respectivamente.

O Xiaomi YU7 impressiona pelo porte. Com cinco metros de comprimento, dois de largura, 1,6 metro de altura e três metros de entre-eixos, ele é um SUV de grandes dimensões. A distância entre os eixos é 30 centímetros maior que a do Toyota Corolla, por exemplo.

Xiaomi YU7 por fora

1/7

Xiaomi YU7 por fora — Foto: divulgação/Xiaomi

O Xiaomi YU7 também pode ser comparado, visualmente, à lateral da Ferrari Purosangue, recentemente adquirida por Neymar. As semelhanças vão além do perfil esportivo, incluindo o design em estrela das rodas com pinças de freio amarelas, as maçanetas embutidas nas portas e a inclinação traseira do SUV.

As principais diferenças estão nas lanternas e na linha que contorna a parte superior da caixa de roda traseira.

Imagem divulgação/Xiaomi Imagem divulgação/Ferrari

Xiaomi YU7 (esquerda) e Ferrari Purosangue (direita) — Foto 1: divulgação/Xiaomi — Foto 2: divulgação/Ferrari

Por dentro, o Xiaomi YU7 adota o estilo minimalista típico dos carros chineses, ocultando todos os botões físicos e concentrando os comandos em uma central multimídia de 16,1 polegadas. O destaque do interior é o painel de instrumentos, com 43,4 polegadas distribuídas em uma tela fina que se estende por toda a base do para-brisa.

Há ainda um display de projeção de informações no para-brisa voltado ao motorista, além de duas telas adicionais para os passageiros traseiros. No total, são cinco telas diferentes, incluindo o HUD.

Xiaomi YU7 por dentro

1/9

Xiaomi YU7 — Foto: divulgação/Xiaomi

Acelera mais rápido que Porsche 911 GT3

O Xiaomi YU7 está disponível em três versões com diferentes configurações, sendo a mais potente a YU7 Max AWD. Essa versão conta com dois motores elétricos que, juntos, entregam 691 cv e 88,3 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos — desempenho superior ao do Porsche 911 GT3, que faz o mesmo em 3,4 segundos.

Apesar de não ter o mesmo desempenho em aceleração, a versão de entrada do YU7 é a que oferece maior autonomia: até 835 quilômetros com uma bateria de 96,3 kWh. O modelo é compatível com carregadores ultrarrápidos, podendo ir de 10% a 80% de carga em apenas 12 minutos, o que permite recuperar cerca de 620 quilômetros em 15 minutos.

Para uma condução cotidiana mais segura, o SUV é equipado com 12 sensores ultrassônicos, 11 câmeras de alta definição, um radar frontal e um sistema LiDAR instalado no teto. Esses recursos permitem ao veículo identificar com precisão carros, motos, pedestres e outros objetos na via, contribuindo para uma direção mais segura e com recursos de autonomia.

O YU7 conta com oito microfones distribuídos pelo interior do veículo, permitindo que todos os ocupantes utilizem comandos de voz. O sistema é projetado para evitar interferências entre os comandos, mesmo quando pessoas próximas falam simultaneamente.

Xiaomi YU7 vende 200 mil unidades em minutos

A Xiaomi começou a receber pedidos para todos os três modelos na noite de quinta-feira, atingindo 200.000 pedidos em 3 minutos após o início da venda.

O Model Y da Tesla, que foi o SUV mais vendido da China em maio, custa a partir de 263.500 iuanes na China.

A Xiaomi disse que fará parceria com a BYD, a GAC Toyota e a Zhengzhou Nissan para construir um ecossistema que conecte humanos, casas e carros.

O presidente-executivo e fundador da Xiaomi, Lei Jun, disse que quer que o YU7 compita com o Model Y e os analistas dizem que ele tem potencial para ser bem-sucedido. 

“O YU7 servirá como um teste inicial para saber se a Xiaomi pode ampliar seu apelo para além dos primeiros usuários e entusiastas da tecnologia para se tornar um participante sério no segmento de veículos elétricos para o mercado de massa”, disse Rosalie Chen, analista sênior da Third Bridge.

O YU7 é o segundo carro da Xiaomi desde que a empresa sediada em Pequim entrou no setor automobilístico no ano passado com seu sedã elétrico esportivo SU7, que foi inspirado no estilo da Porsche e tinha preço abaixo do Model 3 da Tesla. Desde dezembro, o SU7 tem superado o Model 3 da Tesla na China em uma base mensal.

Em março, a Xiaomi aumentou sua meta de entregas de veículos elétricos este ano para 350.000, em comparação com ao objetivo anterior de 300.000 unidades.

g1 testou: a primeira Tesla Cybertruck que veio para o Brasil

g1 testou: a primeira Tesla Cybertruck que veio para o Brasil

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®