Início » União Europeia chega a acordo inicial sobre salvaguardas agrícolas mais rigorosas entre a UE e o Mercosul | G1

União Europeia chega a acordo inicial sobre salvaguardas agrícolas mais rigorosas entre a UE e o Mercosul | G1

por Redação

O mecanismo pode suspender o acesso preferencial do Mercosul para alguns produtos agrícolas em caso de queda de preços ou aumento das importações em 8% em um período de três anos.

O texto, porém, não faz parte do acordo e busca atender agricultores dos países membros que se sentem ameaçados pelo livre comércio com produtos do Mercosul, principalmente do Brasil.

A UE e o bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai concluíram as negociações em dezembro do ano passado, para criar o maior acordo comercial da UE sobre redução de tarifas.

A discussão, que já dura 26 anos, pode chegar a um fim no próximo sábado (20), durante a Cúpula do Mercosul, em Foz do Iguaçu. A assinatura, contudo, ainda é incerta.

Países liderados por França e Itália afirmaram não estarem prontos para apoiar o acordo comercial e exigiram medidas adicionais para proteger seus agricultores.

Mudanças nas salvaguardas

A Comissão Europeia apresentou o acordo para aprovação em setembro e buscou amenizar a oposição adicionando um mecanismo que permitiria a suspensão do acesso preferencial do Mercosul para alguns produtos agrícolas, como carne bovina, aves e açúcar.

A Comissão afirmou que o gatilho para a abertura de uma investigação seria o aumento do volume de importações em mais de 10% ao ano ou a queda dos preços nessa mesma proporção em um ou mais países membros da UE.

No entanto, o Parlamento Europeu votou na terça-feira (16) por um nível de ativação mais baixo, de 5%, em comparação com a média das importações dos últimos três anos.

As negociações começaram no final da quarta-feira para um compromisso entre representantes do Parlamento e do Conselho, o grupo de governos da UE.

Ao final, os parlamentares decidiram que o nível de ativação deveria ser de 8%, segundo a presidência dinamarquesa da UE.

Também concordaram com uma declaração que detalha as medidas da UE para realizar verificações, inclusive nos países do Mercosul, para apoiar os agricultores e garantir o cumprimento de normas de produção, como as relativas a agrotóxicos e saúde animal.

Veja um raio x das vendas do agro para a União Europeia — Foto: Arte g1

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®