Início » Trump se impressionou com tempo em que Lula ficou preso e demonstrou ’empatia’, segundo assessores

Trump se impressionou com tempo em que Lula ficou preso e demonstrou ’empatia’, segundo assessores

por Redação
trump-se-impressionou-com-tempo-em-que-lula-ficou-preso-e-demonstrou-’empatia’,-segundo-assessores


Trump se impressionou com tempo que Lula ficou preso e demonstrou empatia
Lula e Donald Trump abordaram uma série de assuntos ao longo dos 45 minutos que durou o encontro entre os presidentes de Brasil e Estados Unidos. Um dos temas foi a prisão do brasileiro, ocorrida em 2018 antes das eleições presidenciais, segundo informou ao blog assessores ligados ao encontro.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Trump teve interesse na história da prisão do Lula, que começou em 7 de abril de 2018 e acabou com a libertação do petista em 8 de novembro do ano seguinte. O americano deixou claro que conhecia do assunto e mostrou empatia ao brasileiro, conforme relatado por fontes.
Lula disse que ficou mais de 580 dias em uma cela da Polícia Federal, o que Trump achou impressionante. O americano sinalizou algo na linha de que ambos, ele e Lula, deram a volta no sistema.
Trump se referia ao fato de ser sido quatro processos criminais que o colocaram sob a ameaça da prisão, entre eles a invasão do Capitólio, em 2021. No entanto, três casos acabaram recebendo uma espécie de trava após o republicano ser eleito presidente — ele inocentou parte dos condenados pela invasão.
Bolsonaro foi tema ‘lateral’ em encontro da Malásia
Lula e Trump trataram de diversos assuntos, conforme uma fonte próxima ao encontro afirmou ao blog, em especial o tarifaço de 50% imposto a produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos.
Lula e Trump se encontram na Malásia.
Ricardo Stuckert/PR
O lado do Brasil sentiu disposição dos norte-americanos em reconsiderar as medidas impostas ao país, além do tarifaço, as sanções aplicadas com a Lei Magnitsky a autoridades brasileiras.
Porém, não se espera nada de concreto no curtíssimo prazo, mas consideram que “tem um caminho”. A mudança na situação dependerá de sentir em qual tempo, intensidade e qual velocidade Trump e seu governo terá em redefinir essas medidas.
Não houve nenhum momento de tensão entre as partes, com delegação brasileira sentindo que Trump “veio desarmado”, interessado a ouvir, enquanto Lula estava “muito à vontade, sem estar acuado”.
Lula se diz agradecido por encontro com Trump: ‘Reunião que parecia impossível’
A avaliação de fontes que acompanharam a reunião é de que ela consolida uma mudança de etapa no processo de negociação entre os dois países. Veem como o passo mais firme rumo ao fim — ou suspensão — das tarifas ao Brasil.
Entendem que foi concluído o processo de descontaminação do fator Bolsonaro na relação entre os dois países. E, agora, começa uma nova etapa: negociar para valer.
LEIA TAMBÉM:
Lula diz que teve ‘ótima reunião’ com Trump que acordo começa a ser negociado ‘imediatamente’
Não há motivo para desavença entre Brasil e EUA, diz Lula
Trump quer vir ao Brasil e Lula, ir aos EUA, diz chanceler brasileiro após encontro
VÍDEO: antes de reunião fechada, presidentes deram entrevista em tom cordial
INFOGRÁFICO: Quem é quem no encontro entre Lula e Trump
Veja autoridades que participaram do encontro Brasil e Estados Unidos
Foto: Reuters e Arte/g1

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®