Início » Trump diz que Índia ofereceu reduzir tarifas sobre produtos dos EUA a zero

Trump diz que Índia ofereceu reduzir tarifas sobre produtos dos EUA a zero

por Redação
trump-diz-que-india-ofereceu-reduzir-tarifas-sobre-produtos-dos-eua-a-zero

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (1º) que a Índia propôs reduzir a tarifa sobre produtos americanos a zero, mesmo enquanto o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, fazia demonstrações públicas de alinhamento com os líderes da China e da Rússia, em meio à pressão comercial vinda de Washington.

Ao classificar a relação dos EUA com a Índia como “unilateral”, Trump escreveu na rede Truth Social:

“Eles agora ofereceram cortar suas tarifas a zero, mas está ficando tarde. Deveriam ter feito isso anos atrás.”

O Departamento de Estado dos EUA e a Casa Branca não responderam imediatamente aos pedidos de comentário sobre as reuniões realizadas na China.

Donald Trump e Narendra Modi — Foto: Julia Demaree Nikhinson/AP e Adnan Abidi/Reuters

Líderes de China, Rússia e Índia se reúnem

A declaração de Trump ocorre em meio ao encontro dos líderes da China, Rússia e Índia, que se reuniram nesta segunda-feira (1º) em uma cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (OCS) — bloco de segurança regional do qual as três nações fazem parte — na cidade chinesa de Tianjin.

No evento, que reuniu representantes de mais de 20 países, o presidente chinês, Xi Jinping, apresentou sua visão para uma nova ordem econômica e de segurança que prioriza o “Sul Global”, em um desafio direto aos EUA e fez críticas veladas ao país e às políticas tarifárias de Trump.

Aproveitando a cúpula, o presidente russo, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, também fizeram uma reunião bilateral e firmaram um acordo para expandir o comércio entre os dois países.

O encontro extremamente amistoso entre Xi, Putin e Modi, líderes das três maiores potências fora do Ocidente, foi destaque na mídia internacional. Os três foram clicados rindo como bons amigos e trocaram algumas palavras, em um círculo fechado, antes dos tradutores se juntarem ao grupo.

Vladimir Putin, Narendra Modi e Xi Jinping — Foto: SUO TAKEKUMA / POOL / AFP

De acordo com especialistas, a camaradagem entre Xi e Putin pretende transmitir um vínculo estreito entre eles como líderes de uma ordem mundial alternativa que desafia os Estados Unidos.

Já Modi buscou mostrar que a Índia tem outros amigos importantesincluindo a China, independentemente de uma disputa de fronteira não resolvida — caso o governo Trump opte por continuar alienando o governo indiano com tarifas, assim como o Brasil.

“É difícil dizer se a cena foi coreografada ou improvisada, mas isso realmente não importa.Se o presidente dos EUA e seus aliados pensaram que poderiam usar tarifas para pressionar a China, a Índia ou a Rússia a se submeterem, esse encontro diz o contrário”, destaca Eric Olander, editor-chefe da agência de pesquisa The China-Global South Project.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®