Início » Transações via PIX sobem 27,6% no 1º semestre de 2025 e respondem por mais da metade do total, diz BC

Transações via PIX sobem 27,6% no 1º semestre de 2025 e respondem por mais da metade do total, diz BC

por Redação
transacoes-via-pix-sobem-27,6%-no-1o-semestre-de-2025-e-respondem-por-mais-da-metade-do-total,-diz-bc

O Banco Central informou nesta segunda-feira (10) que as transações de pagamento via PIX registraram crescimento de 27,6% no primeiro semestre deste ano, para 36,9 bilhões de operações.

As informações constam nas Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil relativas ao primeiro semestre de 2025.

“O PIX, que é hoje o instrumento mais utilizado, foi responsável por 50,9% das transações efetuadas no primeiro semestre de 2025”, acrescentou o Banco Central.

  • Em relação ao PIX, 89,2% de suas transações são liquidadas no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), infraestrutura operada pelo BCB.
  • Tomando as transações liquidadas no SPI no primeiro semestre de 2025, 45% ocorreram entre duas pessoas físicas e 42,1% se deram entre uma pessoa física (pagador) e uma pessoa jurídica (recebedor).
  • Os pagamentos de pessoas jurídicas a pessoas físicas ou a outras pessoas jurídicas somaram 12,5%, enquanto as transações envolvendo entes do governo totalizaram 0,4%.

▶️Já o instrumento de pagamento com maior participação percentual em volume financeiro transacionado no primeiro semestre continuou sendo a TED, com 37,1% de participação, seguido pelo PIX, com 26,5% do valor total transacionado.

— Foto: Reprodução/Redes sociais

Total de operações

Quando se consideram todas as transações de pagamento, incluindo os cartões de débito, de crédito e pré-pagos, TED (transferências bancárias), boletos, cheques e pagamentos em espécie (contemplando apenas os saques), entre outras, as operações avançaram 15,2% nos seis primeiros meses deste ano.

O total de operações, no período, somou 72,5 bilhões, no valor de R$ 59,7 trilhões. Os números também mostram um crescimento de 14,5% no volume transacionado em comparação ao primeiro semestre de 2024, acrescentou o BC.

“O mercado de cartões apresentou continuidade nos ritmos de expansão nas modalidades de crédito (+9,7%) e pré-pago (+8,9%), enquanto o cartão de débito se manteve praticamente estável (-0,1%). Juntos, respondem por 34,3% da quantidade total de transações efetuadas, com 24,9 bilhões de transações no primeiro semestre de 2025”, informou a instituição.

▶️Dentre os cartões, o que mais cresceu em termos de volume financeiro, se comparado ao primeiro semestre de 2024, foi o da modalidade de crédito (+14,2%), informou o Banco Central.

“Esse [cartão de crédito] é também o cartão com maior participação no volume financeiro transacionado considerando somente os instrumentos de pagamento cartões (69,3%). O cartão de crédito é também o instrumento com maior número de emissões, com 243 milhões de cartões ativos ao final do primeiro semestre de 2025, enquanto o de débito e o pré-pago tinham 159,3 milhões e 74,3 milhões, respectivamente”, informou o Banco Central.

  • Os número mostram que os boletos apresentaram alta de 4,6% no valor transacionado no primeiro semestre de 2025, representando 8,1% do volume total das transações.
  • Já os cheques tiveram queda de 16,5% no seu volume financeiro, somando apenas 0,6% do valor total transacionado no primeiro semestre de 2025, com 73,4 milhões de cheques emitidos e valor médio de R$ 4,7 mil.
  • Os saques nas modalidades tradicionais (1,2 bilhões de transações no primeiro semestre) registraram queda de 12,7% na quantidade de transações no período.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®