Início » Sobe para 612 o número de animais mortos após uso de vacina; Mapa investiga

Sobe para 612 o número de animais mortos após uso de vacina; Mapa investiga

por Redação
sobe-para-612-o-numero-de-animais-mortos-apos-uso-de-vacina;-mapa-investiga

🔎 Clostridiose é o nome dado a doenças causadas por bactérias do gênero Clostridium, que podem provocar morte súbita em animais.

Segundo o Mapa, as mortes são de caprinos, ovinos e bovinos e estão sendo comunicadas por produtores à medida que ocorrem.

O Mapa orienta que novos casos sejam informados pelo Sistema e-Sisbravet ou pelo canal FalaBR, no site falabr.cgu.gov.br. Recomenda ainda o registro junto aos canais da empresa proprietária da vacina, Dechra Brasil Produtos Veterinários Ltda., pelos contatos de telefone 0800 400 7997, WhatsApp (43) 99135-1168 ou pelo endereço eletrônico: sac.br@dechra.com.

Piauí tem maior número de casos

A suspeita é que as mortes estejam ligadas à vacina aplicada em julho, quando a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) registrou os primeiros casos cerca de 10 dias após a imunização, nos municípios de Simões e Curral Novo do Piauí, no interior do estado.

Desde então, o estado contabiliza 488 mortes.

A Adapi notificou o Mapa no dia 12 de agosto. Segundo o Mapa, relatórios sobre a vacina foram solicitados à empresa responsável após as primeiras notificações, no dia 13 de agosto. Na sequência, o laboratório fabricante, em Londrina (PR), passou por fiscalização.

A investigação sobre as morte envolve o Mapa, a Adapi, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Veja nota da Dechra Brasil na íntegra

A Dechra Brasil informa que recebeu relatos de reações vacinais principalmente em caprinos e ovinos após a administração do produto Excell 10, lotes 016/24 e 018/24. As manifestações observadas incluem edema no local da aplicação, febretransitória, apatia, variando em intensidade e duração.

No momento, nossas equipes técnica e de qualidade estão conduzindo investigações detalhadas juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para identificar eventuais causas. De maneira preventiva, estamos solicitando que sejam interrompidas as vendas dos lotes 016/24 e 018/24 de Excell 10.

Estamos acompanhando a situação com máxima atenção e já tomamos todas as providências necessárias para identificar as causas. As análises estão em andamento e trabalhamos para que os resultados e atualizações sejam divulgados o mais breve possível.

Reiteramos nosso compromisso com a qualidade, eficácia e segurança de nossos produtos e com o apoio técnico aos profissionais e criadores que confiam em nossa marca.

Ministério da Agricultura apreende lotes de vacina após morte repentina de quase 200 animais — Foto: Reprodução/ TV Clube

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®