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Shineray Iron ou Meteor 350: qual é a melhor custom de entrada?

por Redação
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Motos desse segmento raramente são usadas no dia a dia, por serem grandes e pesadas — ocupam muito espaço e, na maioria das versões de alta cilindrada, não são tão econômicas.

Uma variedade de modelos tem surgido, com motores menores e dimensões mais compactas — e, consequentemente, preços mais acessíveis.

A marca chinesa Shineray decidiu apostar nesse segmento e lançou três novas custom no mercado brasileiro: Titanium, Denver e Iron, todas equipadas com motor de 250 cilindradas (cc).

Elas têm um alvo bem definido: os modelos de 350 cc da indiana Royal Enfield, líder de mercado no segmento.

O g1 preparou um comparativo para quem busca uma motocicleta custom voltada a viagens curtas, mas que ainda ofereça agilidade no uso urbano.

Frente a frente estão postas a Shineray Iron 250 e a Royal Enfield Meteor 350. Veja abaixo qual das duas se destaca como a melhor opção de entrada no segmento.

A novidade Shineray Iron 250 encara a Royal Enfield Meteor 350 — Foto: g1 | Fabio Tito

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Comparativo Royal Enfield Meteor 350 vs. Shineray Iron 250 — Foto: g1 | Fábio Tito

Indo direto ao ponto, nada melhor do que comparar as especificações técnicas das duas motos. Começando pelo motor, a Shineray tem 100 cilindradas a menos que a Royal, mas entrega 7,6 cavalos a mais de potência.

Apesar da potência superior, a Iron exige rotações muito altas para atingir seus 27,6 cv: são necessários 9.000 giros por minuto. Já na Meteor, os 20 cv aparecem a 6.100 rpm.

Na prática, isso torna a Iron mais rápida e divertida de pilotar, mas com o inconveniente de exigir que o motor esteja sempre em alta rotação.

Além de exigir mais do acelerador — o que pode ser cansativo no trânsito urbano —, o funcionamento em rotações elevadas também aumenta o consumo de combustível.

O torque da Iron é 0,4 kgfm menor. Por outro lado, ela conta com uma marcha a mais que a Meteor, totalizando seis velocidades. No entanto, isso não se traduz necessariamente em mais conforto na condução.

Para ilustrar, a 120 km/h com a sexta marcha engatada, o motor da Iron opera a 8.000 rpm, o que gera bastante vibração. Isso pode causar fadiga tanto no piloto quanto na garupa após algum tempo de viagem.

Em compensação, a Iron é bem mais ágil que a Meteor 350. Suas acelerações, especialmente nas saídas de semáforo, são vigorosas, e é fácil ganhar velocidade.

Na estrada, porém, o motor de 250 cilindradas mostra suas limitações. Ainda assim, não é tão justo criticar a moto por isso, já que sua proposta é atender a viagens curtas e ao uso urbano.

A Shineray Iron 250 tem dimensões menores que a Royal Enfield Meteor 350 — Foto: g1 | Fábio Tito

A Meteor 350, por sua vez, precisa de uma atualização urgente. O motor de 350 cilindradas nunca foi um destaque em desempenho e, com a chegada de novos modelos menores e mais potentes, o apelo visual retrô pode não ser suficiente para manter sua relevância no mercado.

Além do desempenho modesto, a Meteor é pesada para uma moto dessa categoria. Segundo a fabricante, seu peso seco é de 191 kg — ou seja, sem combustível, óleo ou fluido de freio. Com o tanque cheio e todos os fluidos, ela ultrapassa facilmente os 210 kg.

A Iron 250, por outro lado, pesa apenas 180 kg já abastecida. No uso diário, esse peso reduzido faz bastante diferença, especialmente na hora de manobrar a moto.

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Shineray Iron 250 — Foto: Divulgação | Shineray

Design

A Iron é maior que a Meteor em praticamente todas as dimensões, exceto na altura. E isso é um ponto positivo da moto chinesa: por ser mais baixa, permite que pessoas de menor estatura apoiem os pés no chão com mais segurança.

Ambas são bastante largas, mas a Iron tem 7 cm a mais de largura em relação à Meteor. Nos corredores das grandes cidades, essa diferença pesa contra a Shineray, dificultando a passagem entre os carros.

Apesar disso, o entre-eixos mais longo da Iron 250 contribui para uma maior estabilidade na condução.

A suspensão da Meteor, no entanto, ainda é superior à da Shineray. Com curso mais longo, ela lida melhor com buracos e imperfeições das ruas esburacadas de São Paulo, onde o teste foi realizado.

Já a suspensão mais curta da Iron 250 favorece curvas em velocidades mais altas, proporcionando uma pilotagem mais esportiva.

Shineray Iron 250 ou Royal Enfield Meteor 350? Veja o comparativo do g1 — Foto: g1 | Fábio Tito

Nas versões testadas pelo g1, a Shineray Iron 250 vinha equipada com faróis, lanternas e setas de LED, enquanto a unidade da Royal Enfield utilizava lâmpadas halógenas.

Esse detalhe já evidencia a atualização do projeto da Shineray, alinhado com a tecnologia presente nos modelos mais recentes do mercado.

Na Iron 250, a plataforma para apoio dos pés oferece mais conforto e ainda funciona como uma barreira contra a sujeira da rua.

A Iron 250, no entanto, comete dois deslizes no design. O primeiro é o posicionamento da chave de ignição. A ideia foi resgatar o estilo das motos custom clássicas, mas colocá-la ao lado do motor é pouco prático.

A posição incomum incomoda e passa a sensação de que a chave pode quebrar ou ser facilmente perdida.

Apoio de pé da Shineray Iron 250 permite que o calçado fique mais limpo. Já o local de colocar a chave, acima, é pouco usual — Foto: g1 | Fábio Tito

O segundo ponto negativo está na localização do painel de instrumentos. Instalado sobre o tanque, ele fica muito baixo, obrigando o piloto a desviar o olhar da estrada para consultar informações básicas — o que representa um risco considerável de acidente.

Fora esses detalhes, a moto da Shineray é uma excelente opção para quem busca rodar com estilo e conforto na cidade.

A Iron 250 é mais equilibrada e proporciona uma pilotagem mais prazerosa do que a Royal Enfield Meteor 350.

Neste comparativo, veja quem leva vantagem em cada quesito:

  • 🚀 Motor: Shineray Iron 250;
  • 🐎 Potência: Shineray Iron 250;
  • 🏍️ Torque: Shineray Iron 250;
  • ⚙️ Câmbio: Shineray Iron 250;
  • 📐 Dimensões: Shineray Iron 250;
  • ⛽ Tanque: Royal Enfield Meteor 350;
  • 🛑 Freios: Royal Enfield Meteor 350;
  • 💵 Preço: Shineray Iron 250.

É preciso abaixar muito a cabeça para olhar o painel e isso faz o piloto correr muitos riscos ao tirar os olhos da estrada — Foto: g1 | Vinicius Montoia

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