Relator do acordo Mercosul-União Europeia na Câmara apresenta parecer favorável ao acordo

Relator do acordo Mercosul-União Europeia na Câmara apresenta parecer favorável ao acordo


Relator apresenta parecer favorável a acordo Mercosul-UE
Reprodução
O deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP), presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, apresentou nesta segunda-feira (9) um parecer favorável à aprovação do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) na Câmara dos Deputados.
🔎O acordo assinado em 17 de janeiro no Paraguai prevê a redução ou eliminação gradual de tarifas de importação e exportação, que chegam a mais de 90% do comércio total entre os blocos.
🌍O texto também estabelece regras comuns para áreas como bens industriais e agrícolas, investimentos e padrões regulatórios. Na prática, o tratado pode criar a maior zona de livre comércio do mundo.
O parecer de Chinaglia foi proferido em resposta à mensagem enviada pelo Palácio do Planalto na última segunda-feira (2) ao Congresso Nacional. O Legislativo precisa aprovar o texto para que ele comece a valer internamente.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A manifestação do relator foi apresentada ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), apresentado durante a reunião de líderes realizada nesta segunda, na Residência Oficial da Casa.
De acordo com Chinaglia, o texto passará primeiro pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul. A previsão é de que a votação do texto seja feita nesta terça-feira (10), às 10h.
Após a aprovação na comissão mista, que segundo o relator pode ter pedido de vista, o texto seguirá em regime de urgência para ser votado no Plenário da Câmara. A expectativa é que isso aconteça na semana seguinte ao Carnaval.
Depois da análise pelos deputados, o projeto segue para análise dos senadores.
“Uma vez aprovado, próxima semana ir para Plenário, mas existe a possibilidade que alguém pode pedir vistas. E, se isso acontece, nós vamos dar a vista e não vai alterar da gente, então, votar na semana na comissão, e, votar, após o Carnaval, em Plenário”, afirmou Arlindo Chinaglia.
Senado
Na última quarta-feira (4), a Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado aprovou a criação de um grupo de trabalho para acompanhar a tramitação do acordo comercial entre o Mercosul e União Europeia.
Segundo o presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PAD-MS), o grupo de trabalho terá como foco os desdobramentos da implantação do acordo entre os blocos.
De acordo com o parlamentar, o objetivo é funcionar como um “canal” aberto para sociedade e, eventualmente, tratar com os ministérios.
Na data da aprovação da criação do grupo, Trad também afirmou que acredita que o processo de tramitação do texto no Senado será rápido e que o acordo deve passar pela análise da Comissão de Relações Exteriores e pelo plenário da Casa.
Além da tramitação no Brasil, o acordo Mercosul-União Europeia precisa ser aprovado internamente por cada país do Mercosul, de acordo com seus próprios ritos legislativos.
Somente após a ratificação por todos é que o tratado estará plenamente em vigor. Até lá, o acordo pode entrar em funcionamento em momentos distintos em cada país, a depender do avanço dos processos internos.

Postagens relacionadas

Em Mauá, Lula posa para fotos com prefeitos do PL e brinca: ‘Presidente do partido vai bater neles’

Em tom de brincadeira, Lula diz que se Trump soubesse de seu ‘parentesco com Lampião’ não provocaria Brasil

Moraes mantém Silvinei Vasques preso na Papudinha e autoriza ex-diretor da PRF a cursar doutorado à distância