Início » Relator de PL antifacção, Derrite aponta ‘fragilidades’ no projeto do governo Lula e propõe incluir facções criminosas em lei antiterrorismo

Relator de PL antifacção, Derrite aponta ‘fragilidades’ no projeto do governo Lula e propõe incluir facções criminosas em lei antiterrorismo

por Redação
relator-de-pl-antifaccao,-derrite-aponta-‘fragilidades’-no-projeto-do-governo-lula-e-propoe-incluir-faccoes-criminosas-em-lei-antiterrorismo


O deputado Guilherme Derrite (PP-SP), relator do projeto de lei antifacção enviado pelo governo Lula (PT), apresentou um parecer que aponta o que ele classifica como “fragilidades” e “contradição flagrante” no texto original, propondo um substitutivo que endurece radicalmente a legislação.
O documento, obtido pelo blog, propõe uma mudança técnica central: retirar os crimes mais graves de domínio territorial da Lei de Organizações Criminosas e equipará-los a terrorismo, incluindo-os na Lei Antiterrorismo. O substitutivo do relator estabelece penas de 20 a 40 anos de reclusão para essas condutas.
📱Acesse o canal da Sadi no WhatsApp
A principal “fragilidade” apontada por Derrite no texto original do governo é a previsão de uma causa de diminuição de pena (de 1/6 a 2/3) para integrantes de facções que sejam réus primários, tenham bons antecedentes e não sejam líderes.
No parecer, o relator classifica a medida como uma “organização criminosa privilegiada” e um “contrassenso técnico”. Ele argumenta que, na prática, a regra “significa que um membro do Primeiro Comando da Capital (PCC), em São Paulo, quando condenado, pode pegar apenas 1 ano e 8 meses de prisão, em regime aberto”.
LEIA MAIS
Veja os principais pontos do projeto de lei antifacção, que prevê até 30 anos para crimes de organização criminosa
Projeto antifacção chega à Câmara dos Deputados
Para Derrite, essa solução “mais favorece a reincidência e a continuidade do poder paralelo do que a desincentiva”.
Em vez de alterar a Lei de Organizações Criminosas, como fez o governo, Derrite argumenta que a “melhor técnica legislativa” é tratar as ações das facções na Lei Antiterrorismo.
Ele justifica que condutas como domínio territorial armado, uso de barricadas e intimidação coletiva não são crimes “meramente associativos”, mas sim de “natureza eminentemente bélica e subversiva da ordem pública” , produzindo “efeitos sociais e políticos equivalentes aos atos de terrorismo”.
Com a mudança, o substitutivo de Derrite propõe que essas condutas (listadas no novo Art. 2º-A da Lei Antiterrorismo) tenham pena de reclusão de 20 a 40 anos. O texto também prevê que líderes de facções podem ter a pena aumentada em até 2/3 , podendo ultrapassar 65 anos.
Derrite se licenciou do cargo de Secretário de Segurança Pública de São Paulo na quarta-feira (5) para voltar à Câmara dos Deputados e ser o relator do projeto. O afastamento de Derrite do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) deve ser por cerca de uma semana até que as votações na Câmara dos Deputados se encerrem.
Outras mudanças propostas
O parecer do relator, classificado por ele como uma proposta de “legislação de guerra em tempos de paz”, também inclui outras medidas:
Fim de benefícios: os crimes se tornam “insuscetíveis de: I- anistia, graça e indulto; […] III- livramento condicional”.
Progressão de regime: a progressão de regime fica mais difícil, podendo exigir o cumprimento de até 85% da pena.
Fim do auxílio-reclusão: o texto veda expressamente “a concessão do benefício de auxílio-reclusão” aos dependentes dos presos por esses crimes.
Presídio federal: lideranças de facções deverão cumprir a pena “obrigatoriamente” em estabelecimento penal federal de segurança máxima.
Asfixia financeira: o texto mantém e detalha medidas de “intervenção em pessoas jurídicas” e o bloqueio de bens, incluindo “ativos digitais, criptoativos” e recursos em nome de “laranjas” (interpostas pessoas).
O secretário da Segurança Pública de SP, Guilherme Derrite (PL), durante evento na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, em 23/05/2025.
Pablo Jacob/GESP

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®