Início » Quem é Kevin Warsh, indicado para comandar o Federal Reserve | G1

Quem é Kevin Warsh, indicado para comandar o Federal Reserve | G1

por Redação
quem-e-kevin-warsh,-indicado-para-comandar-o-federal-reserve-|-g1

Kevin M. Warsh é economista e jurista americano, com longa trajetória no sistema financeiro, no governo dos Estados Unidos e no comando da política monetária.

Ele integrou o Conselho de Governadores do Fed entre 2006 e 2011, período que incluiu a crise financeira global de 2008.

Nascido em Albany, no Estado de Nova York, Warsh formou-se em políticas públicas pela Universidade de Stanford, com ênfase em economia e estatística.

Veja os vídeos em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Em seguida, concluiu o curso de direito na Universidade Harvard, onde se especializou na relação entre direito, economia e regulação. Também realizou estudos complementares em economia de mercado e mercados de capitais na Harvard Business School e no MIT.

Sua carreira começou no setor financeiro, no banco Morgan Stanley, onde atuou por sete anos na área de fusões e aquisições. Nesse período, assessorou empresas de diferentes setores, como indústria, tecnologia e serviços, além de participar da estruturação de operações no mercado de capitais.

Atuação no governo americano

Em 2002, Warsh deixou o setor privado para integrar o governo do então presidente George W. Bush.

Na Casa Branca, ocupou os cargos de assistente especial para política econômica e secretário executivo do Conselho Econômico Nacional.

Nessa função, aconselhava diretamente o presidente sobre temas ligados à economia dos EUA, mercados financeiros, sistema bancário e seguros.

Em 2006, foi indicado por Bush para o Conselho de Governadores do Fed, tornando-se o mais jovem membro da história da instituição, aos 35 anos.

Durante seu mandato, representou o banco central americano no G20 e atuou como emissário para economias da Ásia, além de exercer a função de governador administrativo, responsável pela gestão interna da instituição.

Warsh teve participação relevante na condução da política monetária durante a crise financeira de 2008 e ficou conhecido por discursos sobre o período, como “The End of History?” e “The Federal Funds Rate in Extraordinary Times”, nos quais abordou os desafios do sistema financeiro e da política de juros.

Desde que deixou o Fed, em 2011, Warsh atua no meio acadêmico e no mercado financeiro. É pesquisador visitante em economia no Instituto Hoover, da Universidade de Stanford, e professor na Escola de Negócios da mesma instituição. Também é sócio-consultor da gestora Duquesne Family Office, ligada ao investidor Stanley Druckenmiller.

Além disso, integra conselhos de administração de empresas como a United Parcel Service (UPS) e a Coupang, e participa de fóruns de discussão econômica, como o Grupo dos Trinta (G30) e o painel de consultores econômicos do Escritório de Orçamento do Congresso dos EUA.

Reconhecido como especialista em política monetária e mercados financeiros globais, Warsh construiu uma carreira que combina experiência técnica, atuação em momentos de crise e trânsito entre governo, academia e setor privado.

Novo indicado de Trump

Donald Trump anunciou a indicação de Kevin Warsh para presidir o Federal Reserve, em substituição a Jerome Powell, cujo mandato termina em maio. A nomeação ainda precisa ser aprovada pelo Senado.

A escolha ocorre após meses de embates entre Trump e Powell por causa da política de juros, já que o presidente defende cortes mais rápidos, enquanto o Fed manteve as taxas elevadas para conter a inflação.

*Reportagem em atualização

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®