Início » Quaest: 52% atribuem responsabilidade ao crime organizado por bebidas com metanol

Quaest: 52% atribuem responsabilidade ao crime organizado por bebidas com metanol

por Redação
quaest:-52%-atribuem-responsabilidade-ao-crime-organizado-por-bebidas-com-metanol


Polícia encontra fábrica clandestina de bebidas ligadas à morte por metanol
Pesquisa Quaest divulgada nesta sexta-feira (10) mostra que 52% dos entrevistados atribuem ao crime organizado a responsabilidade pelas bebidas adulteradas com metanol. Outros 35% acreditam que as responsáveis são as empresas que produzem bebidas. As investigações ainda não apontaram culpados.
Veja os números:
Responsabilidade é do crime organizado: 52%
Responsabilidade das empresas que produzem bebida: 35%
Responsabilidade do governo Federal: 4%
Responsabilidade do governo de São Paulo: 2%
Outros: 3%
Não sabem/ não responderam: 4%

Ainda segundo o levantamento, 4% dos entrevistados disseram que a responsabilidade é do governo federal e 2% culparam o governo de São Paulo. Outros 3% atribuíram a culpa a “outros” e 4% não souberam ou preferiram não responder.
A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 2 e 5 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Casos suspeitos de intoxicação por metanol associado à ingestão de bebidas alcoólicas começaram a surgir em Goiás no dia 3 de outubro
Reprodução/TV Globo
Os eleitores de esquerda não lulistas (62%) e os de direita não bolsonarista (61%) são os mais acreditam que a culpa é do crime organizado.

Além disso, 61% dos entrevistados afirmaram acreditar que os culpados pela adulteração das bebidas serão punidos. Outros 35% disseram não acreditar em punições.
Veja os números:
Sim, serão punidos: 61%;
Não, não serão punidos: 35%
Não sabem/não responderam: 4%

O medo de consumir bebidas alcoólicas também aparece na pesquisa: 25% dos entrevistados disseram estar com medo de consumir qualquer tipo de bebida alcoólica; 14% afirmaram temer apenas os destilados. Já 11% responderam que não estão com medo. Metade dos entrevistados disse que não toma bebida alcoólica.

Veja os números:
Não bebo: 50%
Sim, com medo de consumir todos os tipos de bebida: 25%
Sim, com medo de consumir apenas os destilados: 14%
Não estou com medo: 11%
Não souberam/não responderam: 4%
Segundo a pesquisa, o caso das bebidas adulteradas com metanol teve ampla repercussão nacional: 93% dos entrevistados afirmaram ter tomado conhecimento do episódio.
Polícia encontra em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, fábrica clandestina ligada às mortes por intoxicação com metanol
Reprodução/TV Globo
A pesquisa também mostrou que 53% souberam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que a Polícia Federal abrisse uma investigação sobre o caso; 46% disseram não ter ouvido falar da iniciativa.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®