Início » Prefeitura de Montes Claros prepara estádio para receber jogos do Módulo I

Prefeitura de Montes Claros prepara estádio para receber jogos do Módulo I

por Redação
prefeitura-de-montes-claros-prepara-estadio-para-receber-jogos-do-modulo-i


A Prefeitura de Montes Claros cumpre o planejamento de reforma, melhorias e ampliação do Estádio Juvêncio Augusto Soares, também conhecido como “Campo do João Botelho”. A modernização do espaço tem como objetivo garantir as condições ideais para o sediamento dos jogos oficiais do North Esporte Clube em 2026, que marcarão o retorno de uma equipe da cidade à 1ª Divisão do Campeonato Mineiro após 14 anos.
O estádio pertence integralmente ao município, e com a reforma contemplará também as competições locais e regionais adultas e de base, com acesso ainda para os demais clubes que porventura estiverem disputando as competições federadas no ano que vem. Mesmo com as melhorias e ampliações no local, a Prefeitura manterá integralmente o planejamento e a execução da Arena MOC (o Estádio Municipal de grande porte, no Bairro Delfino Magalhães).
A Prefeitura estabeleceu um grupo de trabalho multiprofissional, que envolve as secretarias de Esporte, Lazer e Juventude; de Inovação e Projetos Especiais; de Infraestrutura e Planejamento Urbano; de Serviços Urbanos; de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; e de Ambiente, Bem-Estar Animal e Sustentabilidade. Desde agosto, após o North conquistar o acesso e o título do Módulo II, foram realizadas reuniões estratégicas para elaboração de projetos arquitetônicos e de engenharia, vistorias técnicas e intervenções práticas.
Os recursos aplicados são do Tesouro Municipal, com a utilização dos maquinários e da equipe orgânica do próprio município, das diversas secretarias. Haverá etapas em que serão necessários os processos licitatórios para contratação de serviços e para aquisição de produtos específicos como o novo gramado (tipo “bermuda”), sistema de irrigação (com fertirrigação), bancos de reservas, estrutura metálica de arquibancadas e de cabines e atualização do sistema de iluminação, entre outras necessidades.
O QUE VEM SENDO FEITO
O Estádio se tornou um canteiro de obras para cumprir as intervenções sugeridas pelo caderno de encargos da Federação Mineira de Futebol (FMF). Em linhas gerais, após a retirada dos alambrados e das traves, vem sendo executada a alteração das dimensões do campo de jogo (110×75 metros), aumento da área de gramado em largura e em comprimento (105×68 metros) para os espaços específicos de aquecimento, de escape e instalação de placas de publicidade em LED.
O sistema de drenagem também já está em execução. Da mesma forma, é feita a remoção dos postes de iluminação da área interna do campo para posterior instalação de novas torres em outros pontos mais altos do estádio, inclusive com a previsão de utilizar novos refletores em LED e com aumento da potência da luminosidade.
Ao mesmo tempo, na área lateral ao Parque “Nilson Espoletão”, acontece a preparação de base das arquibancadas, com o corte do talude à esquerda e à frente da entrada do estádio para a adequação, instalação e montagem das novas arquibancadas. Os cortes já preveem que, em breve, possa ser feita a construção das arquibancadas fixas em concreto.
A capacidade de público dependerá de vistoria de organismos como Corpo de Bombeiros, CREA, Vigilância Sanitária, Polícia Militar (Batalhão de Choque, policiamento de trânsito, Batalhão de Eventos) e Defesa Civil, entre outros. A Diretoria de Habitação da Prefeitura realizará um tipo de “censo” dos moradores do entorno do estádio para identificar demandas como perfil das famílias, deslocamento de veículos, fluxos de entrada e controle de acesso em dia de jogos.
A MCTrans já faz o estudo de dinâmica de trânsito como acesso, controle de vias e quais os fluxos ideais para as ruas ao entorno. O modelo será parecido ao aplicado no Estádio Independência (BH).
ESTÁDIO ESTÁ SENDO PREPARADO PARA RECEBER JOGOS DO MÓDULO I DO CAMPEONATO MINEIRO
Solon Queiroz/SECOM-PMMC
PLANEJAMENTO O caderno de encargos da FMF/CBF estabelece, também, a melhoria dos atuais vestiários para a utilização dos árbitros e auxiliares, a construção de novos vestiários e salas de aquecimento para as equipes (mandante e visitante), acessos isolados para arbitragem e equipe da FMF (delegado de jogo, equipe técnica e de antidoping, por exemplo), acessos isolados para as torcidas mandante/visitante, estrutura de bilheteria, bares e sanitários, e o cumprimento das normas de acessibilidade e dos sistemas de segurança de prevenção de situações de pânico e de incêndio.
“Entendemos os desafios para se cumprir os prazos e entregar um estádio remodelado e em iguais condições aos demais campos da 1ª Divisão do Campeonato Mineiro. Para isto, literalmente montamos uma força-tarefa para executar as intervenções e melhorias e, da mesma forma, para obedecer aos aspectos legais de licitação para que as empresas vencedoras cumpram as execuções e serviços dentro do cronograma planejado”, explica o prefeito Guilherme Guimarães.
O limite de prazo de conclusão da reforma do Estádio Juvêncio Augusto Soares está condicionado ao agendamento da vistoria final e definitiva da FMF, à véspera do Campeonato Mineiro 2026.
O TIME DA PREFEITURA ENTRA EM CAMPO PARA FAZER BONITO
Solon Queiroz/SECOM-PMMC

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®