Início » Praga quarentenária caruru-palmeri é encontrada pela 1ª vez em SP | G1

Praga quarentenária caruru-palmeri é encontrada pela 1ª vez em SP | G1

por Redação
praga-quarentenaria-caruru-palmeri-e-encontrada-pela-1a-vez-em-sp-|-g1

Praga caruru-palmeri é encontrada pela primeira vez no estado de São Paulo

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a planta invasora Amaranthus palmeri foi encontrada na região de São José do Rio Preto (SP).


  • A praga quarentenária caruru-palmeri, também conhecida como caruru-gigante, foi encontrada pela primeira vez no estado de São Paulo.

  • Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a planta invasora Amaranthus palmeri foi localizada na região de São José do Rio Preto (SP).

  • Ainda conforme o Ministério da Agricultura, até então, a praga estava presente em outras regiões do Brasil, como nos estados do Mato Grosso do Sul (MS) e Mato Grosso (MT).

Praga quarentenária caruru-palmeri é encontrada na região de São José do Rio Preto (SP) — Foto: Divulgação / Ministério da Agricultura

A praga quarentenária caruru-palmeri, também conhecida como caruru-gigante, foi encontrada pela primeira vez no estado de São Paulo.

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a planta invasora Amaranthus palmeri foi localizada na região de São José do Rio Preto (SP).

Ainda conforme o Ministério da Agricultura, até então, a praga estava presente em outras regiões do Brasil, como nos estados do Mato Grosso do Sul (MS) e Mato Grosso (MT).

Na região de São José do Rio Preto, a propriedade rural onde houve a detecção da praga foi interditada e ficou proibida a saída de material vegetal da espécie, de resíduos de limpeza de vegetais e de produtos vegetais, de fragmentos do solo e de restos de culturas, como, por exemplo, grãos.

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Somente após a eliminação de todas as pragas, a colheita da soja no talhão onde houve a detecção da praga será autorizada. No momento, os procedimentos são acompanhados pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária de São Paulo.

Em 2015, a planta invasora foi detectada pela primeira vez no país, em MT, onde está presente em pelo menos oito municípios, segundo o Mapa. A propagação da praga ocorre por meio de maquinários agrícolas e implementos, bem como em misturas com outras sementes.

DESTAQUES G1 RIO PRETO E ARAÇATUBA

O que é a caruru-palmeri

Ainda conforme o Mapa, o caruru-palmeri é uma das plantas invasoras mais difíceis de serem controladas por conta de suas características biológicas. Ela é resistente a venenos com diferentes tipos de ação. Além de agressiva, a planta é de fácil adaptação a diversos solos, resultando em perda significativa da produtividade da área afetada.

VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Ops!

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®