Início » Por que a lentilha virou ‘comida de sorte’? Entenda o que a ciência realmente diz sobre o grão

Por que a lentilha virou ‘comida de sorte’? Entenda o que a ciência realmente diz sobre o grão

por Redação
por-que-a-lentilha-virou-‘comida-de-sorte’?-entenda-o-que-a-ciencia-realmente-diz-sobre-o-grao


Pratos com lentilha são comuns na ceia de Ano Novo.
Freepik
Se na ceia de Ano Novo a lentilha é destaque em muitos preparos, na carteira, os grãos prometem trazer sorte e prosperidade.
🎆As tradições ligam a lentilha e o Ano Novo são muitas. Entre as principais:
O grão deve ser o primeiro alimento consumido no ano para atrair fartura e sucesso financeiro.
Doze grãos devem ser ingeridos assim que o relógio marcar o início do novo ano.
Os grãos devem ser colocados na carteira para atrair dinheiro no ano que se inicia.
➡️O grão já era consumido na Antiguidade no Egito, na Grécia e em Roma e no mundo árabe. É uma leguminosa, da mesma família do grão-de-bico, do feijão e da ervilha.
VEJA TAMBÉM:
Menos feijão, mais doenças
A relação com a sorte é incerta. Mas a nutricionista Maiara Soares, pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da USP, explica que muitos acreditam que essa associação com a fortuna se dá pelo formato da lentilha.
“Em tradições mediterrâneas e do Oriente Médio, seu formato redondo lembra moedas, reforçando a ideia de fortuna. No Brasil, comer lentilha na virada e até guardar alguns grãos na carteira virou sinônimo de boas oportunidades no ano que começa”, afirma.
💰 Foram os italianos – que também já cultivavam a tradição de comer lentilha no Ano Novo para atrair sorte – que trouxeram o grão para o Brasil. Desde então, ela é presença garantida nas celebrações de fim de ano brasileiras.
E, apesar do que conta a tradição popular, não há nenhuma comprovação científica ou nutricional de que a lentilha seja capaz de atrair prosperidade.
“A fama de prosperidade não tem base nutricional, mas a tradição segue viva pelo seu valor cultural”, analisa a nutricionista Gyslane Santos.
Maiara também afirma que, mesmo que não haja nenhum nutriente da sorte que poderia contribuir para a essa fama do grão, alguns aspectos nutricionais podem ajudar a reforçar simbolicamente essa ideia.
“A lentilha é rica em proteínas, ferro, zinco e carboidratos complexos, nutrientes ligados à energia, vitalidade e trabalho, elementos historicamente associados ao progresso e à prosperidade”, compara.
Romã pode ajudar o coração? O que a ciência já sabe sobre a ‘fruta da sorte’
O que a ciência diz sobre a lentilha
Mesmo que não exista nenhum tipo de comprovação sobre a lentilha atrair fortuna, as nutricionistas explicam que, do ponto de vista nutricional, ela é realmente muito valiosa.
Gyslane afirma que o grão é uma excelente fonte de proteína vegetal, que contribui para a manutenção da massa muscular e pode ajudar quem pretende reduzir o consumo de carne, por exemplo.
👉Entre os principais benefícios da lentilha, as nutricionistas destacam:
Ajuda na perda de peso
A combinação da proteína vegetal com o alto teor de fibras solúveis presentes no grão aumenta a sensação de saciedade e ajuda no controle do peso.
“Esse efeito faz com que a fome demore mais a voltar, o que favorece o controle do peso”, destaca Gyslane.
➡️E esse efeito já foi comprovado cientificamente. Um estudo publicado na revista científica “Obesity”, por exemplo, mostrou que as pessoas se sentem 31% mais saciadas após consumirem, em média, 160 gramas de leguminosas como a lentilha.
Os nutricionistas ainda ponderam que é importante que a lentilha esteja incluída em um contexto de alimentação equilibrada para que o processo de perda de peso seja efetivo.
Contribui para o controle da glicemia
A lentilha também pode ajudar a controlar a quantidade de açúcar no sangue porque é um alimento com baixo índice glicêmico.
👉O índice glicêmico mede a velocidade com que o açúcar presente em um alimento chega à corrente sanguínea e provoca alterações nos níveis de glicemia.
“As fibras solúveis presentes no grão retardam a digestão e a absorção de carboidratos, evitando picos de glicose e insulina”, detalha Gyslane.
É rica em nutrientes
Do ponto de vista dos nutrientes, a lentilha é uma das leguminosas mais completas, reunindo:
Proteínas de alta qualidade
Fibras
Ferro
Zinco
Magnésio
Vitaminas do complexo B
“Além disso, seu teor de vitamina C facilita a absorção de ferro, ainda que a presença de fitatos possa reduzir a biodisponibilidade de alguns minerais, como ferro, zinco e cálcio”, comenta Maiara Soares.
🫘Os fitatos são conhecidos como antinutrientes. Eles são compostos naturais presentes em alguns vegetais, grãos e sementes que dificultam a absorção de nutrientes como cálcio e ferro.
Reduz e combate a inflamação do corpo
A lentilha, assim como outras leguminosas, também é rica em compostos antioxidantes, fundamentais para combater processos inflamatórios no corpo.
➡️Compostos antioxidantes são vitaminas, minerais e outras substâncias que ajudam a proteger as células. Eles previnem contra condições como inflamações e câncer.
Além disso, as vitaminas do complexo B presentes no grão fortalecem o sistema imunológico, o que ajuda a evitar outras doenças.
Faz bem para o coração
“Os benefícios cardiovasculares são um dos pontos mais bem estabelecidos. Estudos demonstram que o consumo regular de lentilhas está associado à redução de lipídios sanguíneos, diminuição da pressão arterial e melhora da função endotelial”, destaca Maiara Soares.
➡️Uma revisão de estudos publicada em 2024 na revista científica “Wiley”, por exemplo, mostrou que o consumo de lentilhas pode prevenir contra doenças cardiovasculares. Também foram observados benefícios para pessoas com diabetes e problemas inflamatórios.
As vitaminas do complexo B, ferro, magnésio, potássio e zinco são essenciais nesse sentido, ajudando no fortalecimento da saúde do coração.
LEIA TAMBÉM:
Deixar o feijão de molho ajuda na digestão? Entenda como tornar o preparo mais saudável
Ultraprocessados ‘saudáveis’ aumentam desejo de comer e podem dificultar processo de emagrecimento; entenda
Mitos sobre a lentilha
Ainda que os benefícios do grão sejam amplamente divulgados, a lentilha ainda sofre com alguns mitos.
Maiara comenta que um dos principais é acreditar que a lentilha pode facilitar o ganho de peso por conter carboidratos.
“Isso não é verdade, já que os carboidratos contidos nessa leguminosa são complexos e, portanto, de digestão lenta”, afirma.
Outro mito comum é afirmar que o consumo desse grão sempre causa gases ou problemas digestivos.
⚠️Ela pondera que alguns desconfortos podem, sim, acontecer, como é comum a outras leguminosas, por conta da presença de antinutrientes e do processo de fermentação ao longo da digestão.
Mas isso pode ser facilmente evitado com o simples demolho e com o cozimento adequado do grão.
“Inserida em um padrão alimentar equilibrado, a lentilha favorece a saúde, a energia e o controle do apetite, desmistificando a ideia de que leguminosas são obstáculos ao emagrecimento”, conclui a nutricionista.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®