PIB da Argentina cresce 3,3% no terceiro trimestre, comparado a um ano | G1

O Produto Interno Bruto (PIB) da Argentina cresceu 3,3% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados oficiais divulgados nesta terça-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec).

O resultado ficou abaixo das expectativas dos analistas, que projetavam avanço de 3,5%.

O crescimento foi impulsionado principalmente pelo forte avanço do investimento fixo bruto, além de resultados positivos no setor financeiro, na mineração e extração e nas atividades de hospedagem e alimentação, segundo o Indec.

Em relação ao segundo trimestre, o PIB aumentou 0,3%, informou o instituto, considerando a série com ajuste sazonal — ou seja, que elimina variações típicas de determinados períodos do ano.

Veja os vídeos em alta no g1:

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Enquanto isso, economistas acompanham como a terceira maior economia da América Latina busca consolidar sua recuperação. O país deixou a recessão no fim do ano passado, mas ainda enfrenta um cenário desafiador, em que o consumo interno e a produção industrial permanecem sob pressão.

Na avaliação de analistas, o desempenho acima do esperado de Milei nas eleições de meio de mandato reflete a preocupação dos eleitores com um possível retorno às crises econômicas do passado.

Além disso, a leitura é que a população demonstra maior disposição para conceder mais tempo ao ambicioso programa de reformas do presidente, mesmo diante do desconforto com o aperto nas contas públicas.

O governo de Milei espera que a economia cresça 5,4% em 2025, enquanto a mais recente Pesquisa de Expectativas de Mercado (REM), do banco central, projeta uma expansão de 4,4% no ano.

* Com informações da agência de notícias Reuters

O presidente da Argentina, Javier Milei, faz um discurso após o partido peronista opositor da Argentina triunfar nas eleições legislativas na província de Buenos Aires, deixando o partido governista de Milei em um distante segundo lugar, segundo apuração oficial provisória, na sede do partido La Libertad Avanza, em La Plata, província de Buenos Aires, Argentina — Foto: Reuters/Tomas Cuesta

Postagens relacionadas

Exame com ‘Fora Dilma’ ilustra guerra entre governo e médicos

Estudo mais rigoroso até hoje descarta ligação entre paracetamol na gravidez e autismo

Medioli no radar para o Governo de Minas: Heron Guimarães defende o “mentor” na disputa