Índice
O Kait também cumpre outra missão: encerrar a confusão criada quando o Kicks passou a representar dois veículos diferentes com o mesmo nome. Em junho, a Nissan reformulou totalmente o Kicks, ampliando o tamanho e posicionando o modelo para disputar espaço com SUVs maiores. (relembre abaixo)
A marca também apresentou os primeiros detalhes do X-Trail. Trata-se de um SUV eletrificado, o primeiro da marca no Brasil, que no mercado internacional é comercializado em conjunto de híbrido leve. (saiba mais abaixo)
Nesse segmento, um dos mais disputados do mercado, estão o Volkswagen Tera — lançado neste ano e já entre os SUVs mais vendidos do país nos últimos meses —, além de modelos como Fiat Pulse, Renault Kardian e Citroën Basalt.
Projeto global feito em Resende (RJ)
O Kait é um lançamento tão relevante para o país que sua apresentação mundial aconteceu no Brasil. Apenas o nome havia sido antecipado no Japan Mobility Show 2025, evento de destaque no mercado japonês e um dos principais salões do automóvel do mundo.
E mais: o Kait será produzido no Complexo Industrial de Resende, no Rio de Janeiro. Além de atender ao mercado brasileiro, a unidade também será responsável por exportar o novo SUV para mais de 20 países da América Latina.
Nissan Kait
1/7
Nissan Kait — Foto: André Fogaça/g1
A ampliação da linha de produção no Rio é resultado de um investimento de R$ 2,8 bilhões feito pela marca no país. Segundo a Nissan, o aporte também modernizou equipamentos, aprimorou processos, criou novos postos de trabalho e viabilizou o lançamento da versão atualizada do Kicks.
“Estamos muito entusiasmados para o início da produção do novo Nissan Kait em nosso Complexo Industrial de Resende, no Brasil. Este projeto representa uma clara demonstração do nosso compromisso com a América Latina. É um novo SUV pensado para a região, feito por mãos latino-americanas e que ganhará o mundo”, apontou Guy Rodriguez, presidente da Nissan América Latina.
Ainda com poucos detalhes técnicos divulgados, já se sabe que o Nissan Kait compartilha algumas características do Kicks Play, especialmente no tamanho. O comprimento de 4,30 metros é praticamente idêntico ao do Kicks Play (4,31 m). A distância entre-eixos é a mesma, com 2,62 metros, e os porta-malas também são iguais, com 432 litros.
Kicks Play e Kicks são diferentes em tudo
Em junho, a Nissan reformulou praticamente todo o projeto do Kicks. De um SUV voltado à economia, o modelo passou a disputar espaço em um segmento já ocupado por nomes de peso, como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Honda HR-V.
Mesmo com o Kicks avançando para uma prateleira superior, tanto em preço quanto em especificações, a versão de entrada — chamada Kicks Play — permaneceu no catálogo sem incorporar nenhuma dessas atualizações, nem mesmo no visual.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/o/v/j0n4ItTwGCycTscQOQtA/novo-nissan-kicks-exclusive-24-source.jpg)
O resultado foi a manutenção quase idêntica do nome, mas com dois produtos completamente distintos.
Por fora, o novo Kicks recebeu mudanças significativas e tem um visual que guarda poucas semelhanças com a geração anterior.
- A grade frontal agora se estende por toda a largura do veículo, eliminando os elementos cromados da versão anterior;
- O design é mais reto, transmitindo uma aparência moderna, semelhante à do Hyundai Creta;
- Os novos faróis, mais estreitos, reforçam o estilo futurista;
- As luzes diurnas (DRL) foram redesenhadas e seguem o padrão horizontal da grade.
O antigo motor 1.6 aspirado de 114 cv foi substituído por um novo 1.0 turbo, alinhado à tendência dos concorrentes, e que entrega 125 cv. O torque também aumentou, passando de 15,5 kgfm para 22,43 kgfm.
Além de colocá-lo em linha com os concorrentes, houve ganho de 9,6% em potência e de 44,7% em torque, além da possibilidade de reduzir o consumo de combustível.
Já o Nissan Kicks Play mantém o visual utilizado pelo modelo desde 2021, além do motor 1.6 aspirado que entrega 113 cv, 15,2 kgfm de torque e atua com câmbio automático do tipo CVT — uma ficha técnica bem inferior à do Kicks sem ser Play.
Veja abaixo o teste do g1 com o Novo Kicks.

Novo Nissan Kicks: saiba o que há de bom e ruim no lançamento
Nissan mostra X-Trail, seu primeiro híbrido no Brasil
Durante a apresentação do Nissan Kait, a marca também revelou os primeiros detalhes do X-Trail. Trata-se de um SUV eletrificado e o primeiro híbrido da empresa no Brasil. No exterior, o modelo é vendido também em versão híbrida bastante peculiar.
Nissan X-Trail — Foto: Andre Fogaça/g1
A Nissan não adiantou como será o X-Trail na configuração nacional, mas confirmou que o lançamento está previsto para o ano que vem.
Onde já é vendido, como nos Estados Unidos e Portugal, o X-trail tem dimensões maiores do que o próprio Kicks. São 4,68 metros de comprimento, 1,84 metro de altura e 2,71 metros de entre-eixos, distancia entre as rodas maior do que o sedã Toyota Corolla, por exemplo.