Início » Moraes manda governo do DF tirar acampamentos dos arredores da Papuda e da Papudinha

Moraes manda governo do DF tirar acampamentos dos arredores da Papuda e da Papudinha

por Redação
moraes-manda-governo-do-df-tirar-acampamentos-dos-arredores-da-papuda-e-da-papudinha


19º Batalhão da Polícia Militar, conhecido como ‘Papudinha’, no DF
Google Maps/Reprodução
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta sexta-feira (23) que o governo do Distrito Federal remova acampamentos montados nas proximidades do Complexo Penitenciário da Papuda.
No último dia 15, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi transferido para o 19º Batalhão de Polícia Militar, prédio vizinho ao complexo e conhecido como “Papudinha”.
A decisão atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Segundo a PGR, após a transferência de Bolsonaro, um grupo de apoiadores armou uma barraca no local e passou a exibir faixas pedindo anistia e liberdade para o político.
Na decisão, Moraes determina:
a remoção imediata e a proibição de acesso a qualquer acampamento ou ocupação em redor da Papuda e da Papudinha;
a prisão em flagrante de quem resistir ou desobedecer à ordem policial.
O despacho é direcionado às secretarias de Segurança Pública e de Assuntos Penitenciários do DF, à Polícia Militar e à Superintendência da PF na capital.
O texto diz que compete “especialmente à Polícia Militar do Distrito Federal a adoção de todas as providências necessárias à efetiva remoção dos referidos indivíduos do local e vigilância externa do local”.
Por que Bolsonaro está na Papudinha e não na Papuda?
Decisão cita atos do 8 de janeiro
Na decisão, Moraes diz que os direitos de reunião e de livre manifestação devem ser garantidos, mas não são absolutos e é preciso coibir excessos.
“O exercício dos direitos de reunião e manifestação não pode ser confundido com o propósito de repetir os ilegais e golpistas acampamentos realizados na frente dos quartéis do Exército, para subverter a ordem democrática e inviabilizar o funcionamento das instituições republicanas, em especial o Supremo Tribunal Federal, que culminaram na tentativa de Golpe de Estado, em 8/01/2023”, diz o despacho.
“Ressalte-se, ainda, que o local ocupado é área de segurança localizada nas proximidades de penitenciária federal de segurança máxima, cujo perímetro compreende rota de escoltas federais, utilizadas para o deslocamento de internos, autoridades e equipes operacionais”, emenda Moraes.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®