Início » Montes Claros recebe certificado de eliminação da transmissão vertical do HIV

Montes Claros recebe certificado de eliminação da transmissão vertical do HIV

por Redação
montes-claros-recebe-certificado-de-eliminacao-da-transmissao-vertical-do-hiv


Montes Claros foi oficialmente reconhecido pelo Ministério da Saúde como município que eliminou a transmissão vertical do HIV. A Certificação Subnacional da Eliminação da Transmissão Vertical foi entregue no dia 3 de dezembro, em Brasília (DF), quando a cidade também recebeu o Selo Bronze de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de Hepatite B.
A transmissão vertical do HIV ou da Hepatite B acontece quando uma gestante passa o vírus para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação. A prevenção é possível por meio do acompanhamento pré-natal adequado, uso de medicamentos antirretrovirais, adoção de medidas durante o parto e a não amamentação do bebê.
A certificação da eliminação da transmissão vertical do HIV e a concessão do selo de boas práticas rumo à eliminação da transmissão vertical de sífilis e da hepatite B é concedida pelo Ministério da Saúde a municípios com mais de 100 mil habitantes. Para receber a certificação, o município a precisa comprovar indicadores de impacto e de processo, manter bases de dados qualificadas e passar por validações da Comissão Estadual de Validação (CEV) e visitas da Equipe Nacional de Validação (ENV), as quais foram realizadas entre junho e setembro deste ano.
A validação é feita por uma Comissão Nacional de Validação e por meio de visitas de equipes nacionais para verificar a qualidade dos dados e a implementação das ações. As práticas que levam à certificação incluem ampliação do pré-natal, testagem rápida, início imediato da Terapia Antirretroviral (TARV) para gestantes com HIV, acompanhamento do binômio mãe-bebê e ações de enfrentamento ao estigma. A certificação é um reconhecimento oficial que demonstra a qualidade da assistência pré-natal e do cuidado pós-parto para a prevenção da transmissão.
Neste ano, 59 municípios e 7 estados foram reconhecidos com certificados e placas por alcançarem a eliminação ou receberam selos de boas práticas (ouro, prata ou bronze) rumo à eliminação da transmissão vertical de HIV, sífilis e/ou hepatite B em seus territórios. O processo de certificação é parte fundamental da estratégia nacional para alcançar as metas de eliminação de infecções e doenças como problemas de saúde pública.
A TRANSMISSÃO VERTICAL ACONTECE QUANDO A GESTANTE TRANSMITE O VÍRUS PARA O BEBÊ DURANTE A GESTAÇÃO, O PARTO OU A AMAMENTAÇÃO
FreePik

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®