Início » Metanol: Ministério da Saúde recebe lote com 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol nesta quinta

Metanol: Ministério da Saúde recebe lote com 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol nesta quinta

por Redação
metanol:-ministerio-da-saude-recebe-lote-com-2,5-mil-unidades-do-antidoto-fomepizol-nesta-quinta


Metanol: fígado vira ‘vilão’ e transforma bebida adulterada em veneno silencioso
O Ministério da Saúde anunciou que deve receber nesta quinta-feira (9) o antídoto fomepizol, usado no tratamento de intoxicações por metanol.
O material será recebido em um galpão do ministério no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
A entrega contará com a presença da secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Mariângela Simão; do diretor-presidente da Anvisa, Leandro Safatle; e da coordenadora de Inovação, Acesso a Medicamentos e Tecnologias para a Saúde da Opas, Ileana Fleitas.
Segundo a pasta, a aquisição é inédita no país e inclui 2,5 mil ampolas compradas por meio do Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
O medicamento será incorporado ao estoque estratégico do SUS, que é acionado em situações de emergência.
O que é o fomepizol
O fomepizol pertence à classe dos inibidores da álcool desidrogenase (ADH), enzima do fígado responsável por metabolizar tanto o etanol quanto o metanol. No caso do metanol, esse metabolismo é perigoso porque gera compostos altamente tóxicos — como o formaldeído e o ácido fórmico.
Quando o paciente recebe fomepizol, a droga bloqueia a ADH e interrompe essa transformação nociva. O metanol circula “intacto” no organismo, sem virar veneno, e pode ser eliminado naturalmente ou com ajuda da hemodiálise.
A hepatologista Natália Trevizoli, do Hospital Sírio-Libanês, explica que a droga é considerada “mais precisa, segura e rápida, sem causar os efeitos de intoxicação do etanol”.
Segundo ela, quando administrado cedo, o fomepizol impede a formação de ácido fórmico, protegendo olhos, cérebro e fígado, reduzindo o risco de sequelas irreversíveis.
Ministério da Saúde recebe 41 notificações de intoxicação por metanol; 37 delas em São Paulo
Reprodução/TV Globo
Como funciona o etanol puro
Na ausência do fomepizol, hospitais recorrem ao etanol grau farmacêutico como alternativa. O princípio é semelhante: o etanol também disputa a mesma enzima (ADH) e retarda o metabolismo do metanol.
“O etanol entra como antídoto, para competir com a ADH, manter a enzima ocupada e evitar que o quadro evolua”, explica a hepatologista do Hospital Nove de Julho Lisa Saud.
Segundo a médica, esse uso precisa ser endovenoso e é restrito a 32 centros de referência do Sistema Único de Saúde (SUS). “Na prática clínica de hospitais privados, não é algo disponível.”
Natália Trevizoli reforça que etanol e fomepizol funcionam como “bloqueadores” da ADH, mas lembra a diferença fundamental:
“O fomepizol é um tratamento mais preciso, seguro e rápido. O etanol, em excesso, também intoxica o organismo.”
Mesmo com fomepizol ou etanol, há situações em que o dano já está instalado.
“Se o paciente chega acidótico, com sinais oculares ou neurológicos, muitas vezes é indispensável associar hemodiálise, que atua como filtro externo para retirar rapidamente o metanol e seus metabólitos”, detalha Trevizoli.
Infográfico explica ação dos antídotos em casos de intoxicação por metanol
Arte/g1
Alertas pelo Brasil
Os alertas começaram em São Paulo, em meados de setembro, onde a maioria dos pacientes foi atendida após consumir bebidas adulteradas. Pernambuco, Recife e Distrito Federal também notificaram casos suspeitos, incluindo mortes em investigação.
Diante desse cenário, o Ministério da Saúde instalou uma Sala de Situação para acompanhar a evolução dos registros e coordenar ações com estados e municípios. Até que o fomepizol seja disponibilizado, médicos seguem recorrendo à hemodiálise e ao etanol farmacêutico nos centros especializados.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®