Início » Master: decisão da PGR contra afastamento de Toffoli demonstra ‘funcionamento regular’ das instituições, diz Gilmar

Master: decisão da PGR contra afastamento de Toffoli demonstra ‘funcionamento regular’ das instituições, diz Gilmar

por Redação
master:-decisao-da-pgr-contra-afastamento-de-toffoli-demonstra-‘funcionamento-regular’-das-instituicoes,-diz-gilmar


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), elogiou, em uma rede social, a decisão da Procuradoria-Geral da República (PGR) de arquivar um pedido de deputados da direita que queriam o afastamento de Dias Toffoli da relatoria do caso Master.
Em uma postagem feita na noite desta quinta-feira (22), o decano (ministro mais antigo) da Corte afirmou que o arquivamento determinado por Paulo Gonet demonstra “o funcionamento regular das instituições da República”.
Caso Master deve voltar à 1ª instância
“Em um Estado de Direito, a preservação do devido processo legal e a observância das garantias institucionais constituem condições essenciais para a estabilidade democrática e para a confiança da sociedade nas instituições”, afirmou o ministro.
“Decisões fundadas em critérios jurídicos objetivos, afastadas de pressões circunstanciais, fortalecem a segurança jurídica e reafirmam a maturidade institucional do sistema constitucional brasileiro”, completou Gilmar.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O pedido arquivado pelo procurador-geral, Paulo Gonet, foi apresentado depois que Toffoli viajou para assistir à final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras, em Lima, no Peru, no mesmo voo particular em que estava um advogado que defende um diretor do Master.
Os deputados federais Adriana Ventura (Novo-SP), Carlos Jordy (PL-RJ) e Caroline de Toni (PL-SC) solicitaram à Procuradoria-Geral da República providências contra Toffoli, relator do inquérito que apura fraudes financeiras envolvendo o Banco Master, alvo da operação Compliance Zero.
Segundo a PGR, o caso foi arquivado, assim como outros três pedidos sobre o mesmo tema, porque já existe um outro processo semelhante em análise, não havendo medidas a serem tomadas pelo Ministério Público Federal.
“O caso a que se refere a representação já é objeto de apuração perante o Supremo Tribunal Federal, com atuação regular da Procuradoria-Geral da República. Não há, portanto, qualquer providência a ser adotada no momento”, escreveu Gonet.
Atuação de Toffoli é criticada
Medidas tomadas por Toffoli no caso Master, consideradas incomuns, geraram críticas nos meios político e jurídico.
Além disso, nos últimos dias, foi revelado que fundos ligados ao Master compraram a participação de irmãos do ministro do STF em um resort na cidade de Ribeirão Claro, no Paraná.
A transação foi divulgada pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e confirmada pela TV Globo.
Entre decisões de Toffoli que geraram polêmica no caso Master estão:
restringir acesso da PF a celulares apreendidos nas operações policiais
ordem para acareação entre técnicos do Banco Central, que decretou a liquidação do Master, e executivos do banco de Vorcaro.
Ministro Gilmar Mendes.
Gustavo Moreno/STF

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®