Início » Lula volta a cobrar que o Banco Central baixe os juros

Lula volta a cobrar que o Banco Central baixe os juros

por Redação
lula-volta-a-cobrar-que-o-banco-central-baixe-os-juros

“Eu quero que os empresários todos ganhem muito dinheiro, que as suas empresas possam crescer, produzir, gerar emprego. Quero que a indústria automobilística venda quantos carros necessitar, quero que banqueiros ganhem dinheiro — mas não precisa extorquir o povo”, afirmou o presidente.

“Ganhe dinheiro de forma tranquila, emprestando a juros razoáveis. O Banco Central vai precisar começar a abaixar os juros, porque todo mundo sabe o que nós herdamos e sabe que estamos preparando esse país para ter uma política monetária mais séria.”

A Selic, taxa básica de juros da economia, está em 15% ao ano.

Esse é o maior patamar em quase 20 anos – em julho de 2006, ainda no primeiro mandato do presidente Lula, a Selic estava em 15,25% ao ano.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem reiterado que o governo vem mantendo o equilíbrio fiscal e que a inflação está controlada dentro das metas. O BC entende que ainda há risco para a inflação.

Tensões com o Banco Central

Desde o início do mandato, Lula tem feito críticas recorrentes à política monetária e à autonomia do Banco Central, inicialmente chefiado por Roberto Campos Neto — indicado durante o governo anterior.

Desde janeiro de 2025, o presidente do BC é Gabriel Galípolo, indicado por Lula.

O BC tem autonomia desde 2021. Isso significa, entre outras coisas, que o presidente da República não pode demitir o presidente da instituição.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®