Início » Lula vai se reunir com chanceler alemão que fez críticas a Belém durante a COP30

Lula vai se reunir com chanceler alemão que fez críticas a Belém durante a COP30

por Redação


Quem é Friedrich Merz, chanceler alemão que disse que país ficou contente de deixar Belém
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se reunir, neste sábado (22), com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz.
O ministro alemão é o mesmo que virou assunto no Brasil após uma fala polêmica com críticas a Belém, sede da COP30.
O encontro ocorrerá às margens da 20ª edição da cúpula de chefes de Estado e governo do G20, que ocorre neste final de semana em Joanesburgo, na África do Sul.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, se cumprimentam após reunião bilateral durante a Cúpula do Clima de Belém, evento preparatório para a COP30, nesta sexta-feira (7).
REUTERS/Adriano Machado
Na semana passada Merz afirmou que a comitiva alemã na COP30 ficou contente em deixar Belém, no Pará, e voltar ao país europeu.
Após elogiar a Alemanha como “um dos países mais bonitos do mundo” durante um discurso em um evento em Berlim na semana passada, o chanceler acrescentou:
“Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, na noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos”.
A fala causou mal-estar no Brasil e foi também criticada na Alemanha. O próprio presidente Lula rebateu, dizendo que Merz deveria ter aproveitado a cultura e a culinária paraenses durante a visita ao Brasil.
Chanceler disse que não vai se desculpar
Friedrich Merz não pretende se desculpar pela declaração sobre Belém e não vê nenhum dano às relações diplomáticas entre a Alemanha e o Brasil, segundo o porta-voz do governo, Stefan Kornelius, em coletiva na quarta-feira (19).
A fala de Kornelius, no entanto, contradisse a interpretação de que o premiê teria expressado “desagrado” ou até mesmo “repulsa” por Belém. Ao mesmo tempo, o porta-voz afirmou que a fala de Merz foi tirada de contexto.
Kornelius disse que a impressão de Merz sobre sua viagem foi “muito positiva” e “não há dúvida de que o Brasil é nosso parceiro mais importante em termos geoestratégicos e econômicos na América do Sul”.
“Permitam-me acrescentar algo a esta frase que agora é apresentada de forma incriminatória”, afirmou Kornelius, destacando que a declaração controversa de Merz “dizia essencialmente respeito ao desejo da delegação de voltar para casa após um voo noturno muito cansativo e um longo dia em Belém”.
Questionado se Merz se desculparia ou se ele via algum dano às relações, Kornelius respondeu: “Não, duas vezes.”

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®