Lula se diz agradecido por encontro com Trump: ‘Reunião que parecia impossível’
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou estar agradecido pela conversa que teve com Donald Trump, mais cedo, durante um encontro com empresários na Malásia, neste domingo (26).
Segundo o petista, os dois líderes conseguiram fazer uma reunião que “parecia impossível” de ser realizada nos EUA ou no Brasil.
Lula fez um breve pronunciamento na reunião empresarial. O evento ocorreu logo após o primeiro encontro presencial entre ele e o chefe da Casa Branca, que durou cerca de 45 minutos. Na ocasião, eles discutiram as tarifas e sanções impostas a autoridades brasileiras.
O presidente brasileiro começou seu discurso agradecendo ao primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, pelo convite para participar da cúpula.
“Ele me deu a oportunidade de conhecer a Malásia, e me deu um dia muito feliz por dois acontecimentos: primeiro, a adesão do Timor Leste à Asean, o que era uma reivindicação histórica, que aconteceu hoje”, começou.
“O segundo, porque o presidente Trump teve que viajar 22 horas dos Estados Unidos para a Malásia, e eu viajar 22 horas do Brasil para a Malásia e nós conseguimos fazer uma reunião que parecia impossível nos Estados Unidos e no Brasil, aqui na Malásia. Portanto, eu sou agradecido”, disse.
Os presidentes dos EUA, Donald Trump, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acompanhados de seus representantes antes de reunião em Kuala Lumpur.
Evelyn Hockstein/Reuters
Negociações continuam ainda neste domingo
Após a reunião, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, disse que a reunião “foi muito positiva” e que os dois países concordaram em negociar o tarifaço imposto ao Brasil.
Segundo Vieira, Trump disse que daria instruções à sua equipe para iniciar um processo de negociação bilateral ainda neste domingo.
“A reunião foi muito positiva e esperamos em pouco tempo agora concluir uma negociação bilateral que trata de cada um dos setores da atual tributação americana ao Brasil”, disse Vieira.
“Trump declarou que dará instruções à sua equipe para começar um processo de negociação bilateral, que deve se iniciar hoje ainda – já que é para tudo ser resolvido em pouco tempo”, prosseguiu.
A expectativa do governo brasileiro é que, durante a negociação, as tarifas venham a ser suspensas, segundo Vieira.
O chanceler brasileiro disse ainda que Lula e Trump combinaram visitas recíprocas.
“O presidente Trump quer ir ao Brasil e o presidente Lula aceitou também, disse que irá com prazer aos Estados Unidos no futuro”, disse o chanceler.
Lula se diz agradecido por encontro com Trump: ‘Conseguimos fazer uma reunião que parecia impossível’
Lula se diz agradecido por encontro com Trump: ‘Conseguimos fazer uma reunião que parecia impossível’